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Pesquisas eleitorais na Bahia
| Foto: Gazeta do Povo

Levantamento do Datafolha para o governo da Bahia divulgado neste sábado (1) mostra o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) em primeiro lugar. Considerando os votos válidos – ou seja, sem brancos, nulos e indecisos –, ACM tem 51%. Jerônimo Rodrigues (PT) tem 38% das intenções de voto. Na sequência aparece o ex-ministro João Roma (PL), com 8%.

A empresa também mensurou as intenções de voto para a única vaga em disputa ao Senado Federal na Bahia. Otto Alencar (PSD) aparece com 53%, seguido por Cacá Leão (PP), com 28%, e Raissa Soares (PL), com 11% das intenções de votos válidos.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Veja os números completos da pesquisa abaixo para governador e senador na Bahia.

Pesquisa estimulada para governador em 1º turno - intenção de votos válidos

  • ACM Neto (União Brasil) - 51%
  • Jerônimo Rodrigues (PT) - 38%
  • João Roma (PL) - 8%
  • Marcelo Millet (PCO) - 1%
  • Kleber Rosa (PSOL) - 1%
  • Giovani Damico (PCB) - 1%

Pesquisa estimulada para senador (votos válidos)

  • Otto Alencar (PSD) - 53%
  • Cacá Leão (PP) - 28%
  • Raissa Soares (PL) - 11%
  • Tâmara Azevedo (Psol) - 3%
  • Marcelo Barreto (PMN) - 3%
  • Cícero Araújo (PCO) - 3%

Metodologia da pesquisa

A pesquisa eleitoral do Datafolha, encomendada pela Rádio Metrópole, entrevistou 2.500 eleitores no estado da Bahia entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BA-00751/2022.

Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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