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Pesquisa eleitoral em Goiás: veja quem lidera a disputa pelo governo e Senado
| Foto: Gazeta do Povo

Levantamento feito pelo Paraná Pesquisas com eleitores de Goiás, divulgado nesta segunda-feira (20), mostrou o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) com 40,8% das intenções de voto na disputa pelo Palácio das Esmeraldas. Em segundo, aparecia o ex-prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha (Patriota), com 21,9%, e em terceiro, o ex-governador Marconi Perillo (SDB), com 14,6%.

Perillo, porém, lidera a corrida para o Senado por Goiás em um cenário em que foi listado como um candidato à vaga no legislativo federal. Segundo o Paraná Pesquisas, ele estava com 27,5%. Em uma sondagem em que o nome de Perillo não aparece, o deputado federal Delegado Waldir (União Brasil) foi o mais citado, com 23,4% das intenções de voto.

Veja a seguir os dados de todos os pré-candidatos testados pelo Paraná Pesquisas no estado.

Intenção de voto para o governo de Goiás

Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)

  • Ronaldo Caiado (União Brasil) - 40,8%
  • Gustavo Mendanha (Patriota) - 21,9%
  • Marconi Perillo (PSDB) - 14,6%
  • Major Vitor Hugo (PL) - 7,7%
  • Edigar Diniz (Novo) - 1,5%
  • Wolmir Amado (PT) - 1,2%
  • Nulo/Branco - 7,6%
  • Não sabem/Não responderam - 4,7%

Primeiro turno: estimulada - cenário 2

  • Ronaldo Caiado (União Brasil) - 45,8%
  • Gustavo Mendanha (Patriota) - 25,8%
  • Major Vitor Hugo (PL) - 9,1%
  • Edigar Diniz (Novo) - 1,8
  • Wolmir Amado (PT) - 1,5%
  • Nulo/Branco - 10,5%
  • Não sabem/Não responderam - 5,6%

Primeiro turno: espontânea (quando as opções não são dadas ao entrevistado)

  • Ronaldo Caiado (União Brasil) - 14,7%
  • Gustavo Mendanha (Patriota) - 6,6%
  • Marconi Perillo (PSDB) - 3,5%
  • Major Vitor Hugo (PL) - 1,6%
  • Edigar Diniz (Novo) - 0,5%
  • Wolmir Amado (PT) - 0,4%
  • Outros nomes citados - 0,7%
  • Nulo/Branco - 6,4%
  • Não sabem/Não responderam - 65,6%

Segundo turno: Mendanha x Caiado

  • Ronaldo Caiado (União Brasil) - 51,8%
  • Gustavo Mendanha (Patriota) - 32,5%
  • Nulo/Branco - 10,9%
  • Não sabem/Não responderam - 4,9%

Segundo turno: Mendanha x Perillo

  • Gustavo Mendanha (Patriota) - 45,6%
  • Marconi Perillo (PSDB) - 26,8%
  • Nulo/Branco - 20,5%
  • Não sabem/Não responderam - 7,1%

Segundo turno: Caiado x Perillo

  • Ronaldo Caiado (União Brasil) - 56,3%
  • Marconi Perillo (PSDB) - 22,1%
  • Nulo/Branco - 16,8%
  • Não sabem/Não responderam - 4,9%

Potencial eleitoral dos pré-candidatos ao governo

O Paraná Pesquisas também perguntou os eleitores de Goiás sobre o potencial de voto e rejeição dos pré-candidatos ao governo do estado: em quem votariam com certeza; em quem considerariam votar; em quem não votariam de jeito nenhum e os candidatos que eles não conheciam suficientemente para emitir uma opinião. Confira:

Com certeza votaria nele para governador

  • Ronaldo Caiado (União Brasil) - 27%
  • Gustavo Mendanha (Patriota) - 14,5%
  • Marconi Perillo (PSDB) - 9,7%
  • Major Vitor Hugo (PL) - 4,8%
  • Edigar Diniz (Novo) - 0,5%
  • Wolmir Amado (PT) - 0,3%

Poderia votar nele para governador

  • Ronaldo Caiado (União Brasil) - 43,8%
  • Gustavo Mendanha (Patriota) - 46,4%
  • Marconi Perillo (PSDB) - 34,5%
  • Major Vitor Hugo (PL) - 30,9%
  • Edigar Diniz (Novo) - 6,9%
  • Wolmir Amado (PT) - 6,4%

Não votaria nele de jeito nenhum para governador

  • Marconi Perillo (PSDB) - 50%
  • Major Vitor Hugo (PL) - 29,4%
  • Ronaldo Caiado (União Brasil) - 26,2%
  • Wolmir Amado (PT) - 23,4%
  • Gustavo Mendanha (Patriota) - 20,5%
  • Edigar Diniz (Novo) - 16,3%

Não o conhece o suficiente para opinar

  • Edigar Diniz (Novo) - 74,4%
  • Wolmir Amado (PT) - 68%
  • Major Vitor Hugo (PL) - 33,1%
  • Gustavo Mendanha (Patriota) - 16,8%
  • Marconi Perillo (PSDB) - 4%
  • Ronaldo Caiado (União Brasil) - 1,6%

Intenção de voto para o Senado

Cenário 1

  • Marconi Perillo (PSDB) - 27,5%
  • Delegado Waldir (União Brasil) - 17,3%
  • João Campos (Republicanos) - 8,7%
  • Dr. Zacharias Calil (Uniao) - 8,2%
  • Alexandre Baldy (PP) - 4,9%
  • Luiz do Carmo (PSC) - 3,2%
  • Lissauer Vieira (PSD) - 2,1%
  • Nulo/Branco - 19,7%
  • Não sabem/Não responderam - 8,4%

Cenário 2 - sem Perillo

  • Delegado Waldir (União Brasil) - 23,4%
  • João Campos (Republicanos) - 10,8%
  • Dr. Zacharias Calil (Uniao) - 10,1%
  • Alexandre Baldy (PP) - 7%
  • Luiz do Carmo (PSC) - 4,9%
  • Lissauer Vieira (PSD) - 3,3%
  • Nulo/Branco - 30,1%
  • Não sabem/Não responderam - 10,3%

Avaliação do governo estadual

A pesquisa também indica que 44,4% dos eleitores goianos consideravam a gestão do governador Ronaldo Caiado ótimo ou boa, 19,2% a achavam ruim ou péssima e 35,3%, regular. A administração estadual, no dia em que a pesquisa foi feita, era aprovada por 64,5% dos eleitores entrevistados, enquanto 30,1% desaprovavam o trabalho do governador.

Metodologia da pesquisa

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou, pessoalmente, 1.540 eleitores de Goiás entre os dias 13 e 17 de junho. O levantamento foi feito com recursos próprios do instituto e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo GO-00766/2022. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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