• Carregando...
Pesquisas eleitorais no Espírito Santo
| Foto: Gazeta do Povo

Nova pesquisa eleitoral do Ipec para o governo do Espírito Santo no segundo turno, divulgada neste sábado (29), traz Renato Casagrande (PSB) com 53% das intenções dos votos válidos e Carlos Manato (PL) com 47%, o que coloca os candidatos em empate técnico.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. Para calcular os votos válidos são excluídos os votos em branco, nulos, além dos eleitores indecisos.

Na avaliação com os votos totais, Casagrande marca 50% das intenções de voto, enquanto Manato soma 44%, Votos brancos e nulos somam 3%, enquanto eleitores indecisos marcaram 3%.

Nota da redação: No primeiro turno, o Ipec apresentou divergência entre a pesquisa e o resultado apurado nas urnas do Espírito Santo. Em levantamento divulgado no dia 1º de outubro, véspera da votação em primeiro turno, o instituto mostrava que Renato Casagrande tinha 59% das intenções de votos válidos, e que Carlos Manato tinha 25%. A margem de erro era de 3 pontos percentuais. O resultado apurado nas urnas revelou um cenário bem diferente. Casagrande fez 46,9% dos votos válidos, e Manato obteve 38,5% – bastante distante da margem de erro alegada. A maioria dos institutos não conseguiu retratar o comportamento do eleitor no primeiro turno, principalmente daqueles que votaram em candidatos de direita. Leia mais aqui.

Pesquisa estimulada para governador do Espírito Santo (votos válidos)

  • Renato Casagrande (PSB) - 53%
  • Carlos Manato (PL) - 47%

Pesquisa estimulada para governador de SP no 2º turno (votos totais)

  • Renato Casagrande (PSB) - 50%
  • Carlos Manato (PL) - 44%
  • Branco/nulo: 3%
  • Não sabe/não respondeu: 3%

Metodologia da pesquisa

A pesquisa do Ipec entrevistou 800 eleitores do Espírito Santo entre os dias 27 e 29 de outubro de 2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número ES-02718/2022.

Já no levantamento divulgado em 1º de outubro, o instituto entrevistou 800 eleitores entre os dias 25 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo ES-01181/2022.

Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Também é importante ressaltar que as pesquisas publicadas antes do primeiro turno das eleições de 2022 apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna, no primeiro turno.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]