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Lula e Bolsonaro
Lula e Bolsonaro empatam me pesquisa eleitoral de primeiro turno no RJ| Foto: Ricardo Stuckert/PT e Isac Nóbrega/PR

Pesquisa Genial/Quaest sobre a corrida presidencial com eleitores do Rio de Janeiro, divulgada nesta terça-feira (17), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 35% das intenções de voto no primeiro turno no cenário estimulado, mesmo percentual averiguado para o presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro, com 6%.

Na pesquisa espontânea, o instituto verificou um empate técnico entre Lula e Bolsonaro, considerando a margem de erro de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos, mas com vantagem de dois pontos para Bolsonaro. No cenário de segundo turno, Lula está frente. Veja os números:

Pesquisa presidencial no Rio de Janeiro: 1º turno

Cenário estimulado – quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 35%
  • Jair Bolsonaro (PL) - 35%
  • Ciro Gomes (PDT) - 6%
  • João Doria (PSDB) - 2%
  • André Janones (Avante) - 2%
  • Simone Tebet (MDB) - 1%
  • Felipe d'Avila (Novo) - 0%
  • Luciano Bivar (União Brasil) - 0%
  • Nulo/branco/nenhum - 15%
  • Não sabe/não respondeu - 4%

Cenário espontâneo sem lista

  • Jair Bolsonaro (PL) - 25%
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 23%
  • Ciro Gomes (PDT) - 1%
  • Outros - 2%
  • Nulo/branco/nenhum - 3%
  • Não sabe/não respondeu - 47%

Pesquisa presidencial no Rio de Janeiro: 2º turno

Lula x Bolsonaro

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 47%
  • Jair Bolsonaro (PL) - 38%
  • Nulo/branco/nenhum - 12%
  • Não sabe/não respondeu - 3%

Metodologia da pesquisa

O instituto Quaest entrevistou pessoalmente 1.200 eleitores do estado do Rio de Janeiro entre os dias 12 e 15 de maio. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi encomendada pelo banco Genial e está registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-01548/2022.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esse apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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