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Rio de Janeiro: Nova rodada da pesquisa Datafolha é divulgada; confira
Pesquisa eleitoral no Rio de Janeiro| Foto: Gazeta do Povo

Pesquisa eleitoral divulgada pela Genial/Quaest nesta quinta-feira (14), apontou empate técnico entre o atual governador e candidato à reeleição ao Governo do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB).

Com uma margem de erro de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos, Castro aparece com 24% das intenções de voto no levantamento, enquanto Freixo pontua com 22%.

Na sequência aparecem o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (União Brasil) e o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT), com 6% das intenções de voto. Votos brancos e nulos somaram 24%, enquanto eleitores indecisos e que não responderam representaram 10% do levantamento.

A pesquisa da Genial/Quaest ainda simulou a disputa por uma vaga do Rio de Janeiro no Senado Federal. O senador Romário (PL) aparece com 32% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal Alessandro Molon (PSB), com 11%, e a deputa federal Clarissa Garotinho (União Brasil), com 9%.

Intenção de voto para o governo do Rio de Janeiro

Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado) - cenário 1

  • Cláudio Castro (PL) - 24%
  • Marcelo Freixo (PSB) - 22%
  • Anthony Garotinho (União Brasil) - 6%
  • Rodrigo Neves (PDT) - 6%
  • Cyro Garcia (PSTU) - 2%
  • Felipe Santa Cruz (PSD) - 2%*
  • Eduardo Serra (PCB) - 2%
  • Paulo Ganime (Novo) - 1%
  • Emir Laranjeira (PMB) - 1%
  • Brancos e nulos - 24%
  • Não sabem ou não responderam - 10%

Primeiro turno: estimulada - cenário 2

  • Cláudio Castro (PL) - 24%
  • Marcelo Freixo (PSB) - 23%
  • Rodrigo Neves (PDT) - 7%
  • Cyro Garcia (PSTU) - 2%
  • Felipe Santa Cruz (PSD) - 2%*
  • Eduardo Serra (PCB) - 2%
  • Paulo Ganime (Novo) - 1%
  • Emir Laranjeira (PMB) - 1%
  • Brancos e nulos - 27%
  • Não sabem ou não responderam - 11%

Primeiro turno: estimulada - cenário 3

  • Cláudio Castro (PL) - 25%
  • Marcelo Freixo (PSB) - 23%
  • Rodrigo Neves (PDT) - 8%
  • Felipe Santa Cruz (PSD) - 3%*
  • Paulo Ganime (Novo) - 2%
  • Brancos e nulos - 29%
  • Não sabem ou não responderam - 9%

Primeiro turno: estimulada - cenário 4

  • Cláudio Castro (PL) - 25%
  • Marcelo Freixo (PSB) - 22%
  • Anthony Garotinho (União Brasil) - 6%
  • Rodrigo Neves (PDT) - 6%
  • Felipe Santa Cruz (PSD) - 3%*
  • Brancos e nulos - 29%
  • Não sabem ou não responderam - 9%

Primeiro turno: estimulada - cenário 5

  • Cláudio Castro (PL) - 26%
  • Marcelo Freixo (PSB) - 25%
  • Rodrigo Neves (PDT) - 9%
  • Brancos e nulos - 29%
  • Não sabem ou não responderam - 10%

Segundo turno: estimulada - cenário 1

  • Cláudio Castro (PL) - 36%
  • Marcelo Freixo (PSB) - 31%
  • Brancos e nulos - 27%
  • Não sabem ou não responderam - 6%

Segundo turno: estimulada - cenário 2

  • Cláudio Castro (PL) - 37%
  • Rodrigo Neves (PDT) - 21%
  • Brancos e nulos - 33%
  • Não sabem ou não responderam - 8%

Segundo turno: estimulada - cenário 3

  • Cláudio Castro (PL) - 44%
  • Anthony Garotinho (União Brasil) - 19%
  • Brancos e nulos - 31%
  • Não sabem ou não responderam - 6%

Segundo turno: estimulada - cenário 4

  • Marcelo Freixo (PSB) - 31%
  • Rodrigo Neves (PDT) - 24%
  • Brancos e nulos - 38%
  • Não sabem ou não responderam - 7%

Segundo turno: estimulada - cenário 5

  • Marcelo Freixo (PSB) - 38%
  • Anthony Garotinho (União Brasil) - 21%
  • Brancos e nulos - 36%
  • Não sabem ou não responderam - 5%

*Felipe Santa Cruz (PSD) anunciou nesta quinta-feira que será vice na chapa de Rodrigo Neves (PDT)

Intenção de voto para o Senado no Rio de Janeiro

Estimulada - cenário 1

  • Romário (PL) - 32%
  • Alessandro Molon (PSB) - 11%
  • Clarissa Garotinho (União Brasil) - 9%
  • Daniel Silveira (PTB) - 7%
  • André Ceciliano (PT) - 5%
  • Otoni de Paula (MDB) - 4%
  • Marcelo Itagiba (Avante) - 1%
  • Brancos e nulos - 28%
  • Não sabem ou não responderam - 5%

Estimulada - cenário 2

  • Romário (PL) - 33%
  • Alessandro Molon (PSB) - 13%
  • Clarissa Garotinho (União Brasil) - 11%
  • Daniel Silveira (PTB) - 7%
  • Brancos e nulos - 27%
  • Não sabem ou não responderam - 4%

Estimulada - cenário 3

  • Romário (PL) - 33%
  • Clarissa Garotinho (União Brasil) - 12%
  • André Ceciliano (PT) - 8%
  • Daniel Silveira (PTB) - 7%
  • Otoni de Paula (MDB) - 4%
  • Marcelo Itagiba (Avante) - 1%
  • Brancos e nulos - 28%
  • Não sabem ou não responderam - 5%

Estimulada - cenário 4

  • Romário (PL) - 37%
  • Alessandro Molon (PSB) - 11%
  • Cabo Daciolo (PDT) - 8%
  • Clarissa Garotinho (União Brasil) - 7%
  • André Ceciliano (PT) - 4%
  • Otoni de Paula (MDB) - 4%
  • Marcelo Itagiba (Avante) - 1%
  • Brancos e nulos - 24%
  • Não sabem ou não responderam - 4%

Metodologia da pesquisa

A pesquisa eleitoral encomendada pela Genial Investimentos para a Quaest Consultoria e Pesquisa entrevistou 1,2 mil pessoas presencialmente, entre os dias 8 e 11 de julho. A margem de erro do levantamento é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número RJ-05160/2022 e BR-04560/2022.

Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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