• Carregando...
Rio de Janeiro: Nova rodada da pesquisa Datafolha é divulgada; confira
Pesquisa eleitoral no Rio de Janeiro| Foto: Gazeta do Povo

Pesquisa eleitoral divulgada pela Real Time Big Data nesta terça-feira (23), apontou o atual governador e candidato à reeleição ao Governo do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), na liderança do levantamento, com 32% das intenções de voto.

Na sequência aparecem o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), com 22% das intenções de voto, e o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT), com 8%. Votos brancos e nulos somaram 13%, enquanto eleitores indecisos e que não responderam representaram 16% do levantamento.

A pesquisa da Real Time Big Data ainda simulou a disputa por uma vaga do Rio de Janeiro no Senado Federal. O senador Romário (PL) aparece à frente com 22% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal Alessandro Molon (PSB) com 15%.

Intenção de voto para o governo do Rio de Janeiro

Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)

  • Cláudio Castro (PL) - 32%
  • Marcelo Freixo (PSB) - 22%
  • Rodrigo Neves (PDT) - 8%
  • Wilson Witzel (PMB) - 3%
  • Paulo Ganime (Novo) - 3%
  • Cyro Garcia (PSTU) - 2%
  • Eduardo Serra (PCB) - 0
  • Luiz Eugênio (PCO) - 0
  • Juliete (UP) - 0
  • Brancos e nulos - 13%
  • Não sabem ou não responderam - 16%

Primeiro turno: espontânea (quando uma lista de candidatos não é apresentada ao entrevistado)

  • Cláudio Castro (PL) - 16%
  • Marcelo Freixo (PSB) - 11%
  • Rodrigo Neves (PDT) - 2%
  • Anthony Garotinho (União Brasil) - 2%*
  • Outros - 1%
  • Brancos e nulos - 17%
  • Não sabem ou não responderam - 51%

*Anthony Garotinho será candidato a deputado federal

Segundo turno: estimulada - cenário 1

  • Cláudio Castro (PL) - 43%
  • Marcelo Freixo (PSB) - 32%
  • Brancos e nulos - 18%
  • Não sabem ou não responderam - 7%

Segundo turno: estimulada - cenário 2

  • Cláudio Castro (PL) - 45%
  • Rodrigo Neves (PDT) - 28%
  • Brancos e nulos - 20%
  • Não sabem ou não responderam - 7%

Segundo turno: estimulada - cenário 3

  • Marcelo Freixo (PSB) - 34%
  • Rodrigo Neves (PDT) - 32%
  • Brancos e nulos - 23%
  • Não sabem ou não responderam - 11%

Intenção de voto para o Senado no Rio de Janeiro

  • Romário (PL) - 22%
  • Alessandro Molon (PSB) - 15%
  • Cabo Daciolo (PDT) - 10%
  • Daniel Silveira (PTB) - 9%
  • Clarissa Garotinho (União Brasil) - 8%
  • André Ceciliano (PT) - 5%
  • Marcelo Itagiba (Avante) - 1%
  • Dr. Paulo Marcelo (PMB) - 0
  • Hiran Roedel (PCB) - 0
  • Hermano Lemme (PCO) - 0
  • Raul (UP) - 0
  • Professor Helvio Costa (DC) - 0
  • Bárbara Sinedino (PSTU) - 0
  • Brancos e nulos - 13%
  • Não sabem ou não responderam - 17%

Metodologia da pesquisa Real Time Big Data

A pesquisa eleitoral encomendada pela Record TV para a Real Time Big Data entrevistou 2 mil pessoas por telefone, entre os dias 20 e 22 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número RJ-06275/2022.

Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]