Sede do TRE do Paraná, em Curitiba
Sede do TRE do Paraná, em Curitiba| Foto: Divulgação/TRE-PR

Do total de candidatos do Paraná que se registraram para concorrer a algum cargo nas eleições de 2022, 93% apresentaram a primeira prestação de contas parcial ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) dentro do prazo, encerrado em 13 setembro. O desempenho é melhor do que o nacional: em todo o Brasil, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 85% cumpriram com a obrigatoriedade do envio de informação sobre a movimentação financeira da campanha no período entre 16 de agosto e 8 de setembro.

De acordo com o TRE, entre os candidatos ao Senado e ao governo do Paraná, apenas um não apresentou o relatório financeiro dentro do prazo. Trata-se do Professor Ivan, candidato ao governo do Paraná pelo PSTU.

A prestação de contas final deve ser feita até o 30º dia posterior às eleições para todos os candidatos que não estarão no segundo turno.

Desde o início da campanha até 8 de setembro, todos os candidatos do Paraná somam um total de quase R$ 200 milhões (R$ 198.178.895,04) em receita – 85,25% deste valor é recurso público (retirado do Fundo Eleitoral ou Fundo Partidário) e 14,75% é recurso privado (doações de pessoas físicas). No Paraná, são 902 candidatos a deputado estadual e 632 candidatos a deputado federal, além de dez candidatos ao Senado (cada um com dois suplentes) e nove candidatos a governador estadual (com seus respectivos vices).