• Carregando...
Das 20 maiores cidades do estado, 11 confirmaram o passe livre
Das 20 maiores cidades do estado, 11 confirmaram o passe livre| Foto: Divulgação/Prefeitura de Paranaguá

Com a autorização do STF, que entende que a medida não pode ser alvo de ações por improbidade administrativa, parte das cidades do Paraná decidiu oferecer transporte coletivo gratuito no próximo domingo (30). O objetivo é facilitar o acesso às zonas eleitorais no segundo turno das eleições presidenciais. Na lista dos municípios que vão adotar a prática, aparecem 11 das 20 maiores cidades do estado: Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Paranaguá, Apucarana, Araucária e Toledo.

Receba notícias do Paraná pelo WhatsApp

Além delas, localidades como Cianorte, Itaperuçu, Quatro Barras e Marialva, localizada no Norte do Paraná, também confirmaram a gratuidade e oferecerão transporte de graça para a população urbana e rural durante todo o dia 30 de outubro.

Abaixo estão informações detalhadas de como funcionará o benefício nas principais cidades citadas. Confira:

Curitiba

Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs) — empresa que gerencia o transporte coletivo na cidade —, a gratuidade vale para as 254 linhas de ônibus que operam na capital. No entanto, diferente do que ocorreu no primeiro turno das eleições (2 de outubro), o transporte coletivo não terá reforço no número de veículos, já que os ônibus funcionarão com tabela de domingo.

Além disso, a gratuidade não será válida durante a madrugada, para a Linha Turismo — que percorre os pontos turísticos da capital —, e nem para ônibus das linhas intermunicipais administradas pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), pois a Coordenação já informou que a passagem será cobrada normalmente, assim como ocorreu no primeiro turno.

Londrina

Em Londrina, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) explica que a gratuidade valerá para todos os passageiros que utilizarem os ônibus da cidade entre 0h e 23h59 do próximo domingo (30). As linhas irão operar com tabelas especiais, contando com número maior de horários para atender a demanda. Além disso, fiscais da companhia e das concessionárias estarão nos terminais de integração monitorando a circulação dos ônibus.

Maringá

Assim como fez no primeiro turno, a prefeitura de Maringá também disponibilizará transporte coletivo com passe livre no segundo turno das eleições, marcado para este domingo (30). A gratuidade será oferecida durante o dia todo e a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa que será necessário passar o cartão de acesso ao transporte coletivo na catraca para contabilizar as passagens. No entanto, caso o passageiro não seja usuário do transporte coletivo e não tenha o cartão, a liberação da catraca será feita pelo motorista do ônibus.

Foz do Iguaçu

Em Foz do Iguaçu, a passagem será gratuita no sistema de transporte coletivo entre 7h e 18h deste domingo (30). Todos as linhas de ônibus terão acesso liberado e os ônibus operarão com tabela de sábado, que oferece reforço na quantidade de veículos.

Ponta Grossa

A cidade de Ponta Grossa também aderiu ao passe livre para o segundo turno das eleições presidenciais e oferecerá esse benefício em todas as eleições gerais e municipais a partir de agora. A nova lei foi sancionada na última quinta-feira (27) e garante gratuidade para todos os passageiros que utilizarem linhas municipais nos dias de eleição.

Cascavel

Em Cascavel, também não haverá cobrança da passagem de ônibus entre 7h e 18h do dia 30 de outubro. A gratuidade é válida para todos os moradores da zona rural e urbana da cidade, mas a prefeitura pede prioridade para os idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

São José dos Pinhais

Pela primeira vez, a cidade de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, oferecerá o passe livre no dia da eleição. A ação inédita foi definida nesta semana por meio do Decreto n.º 5.039/2022, vale apenas para este domingo (30) e os usuários devem realizar embarque e desembarque pelas portas traseiras dos ônibus.

Paranaguá

Como a cidade de Paranaguá já possui passe livre diariamente por meio do projeto “Tarifa Zero”, o benefício continua neste domingo (30) de eleição para todos os usuários cadastrados que possuem o cartão-transporte da cidade.

Apucarana

Em Apucarana, a gratuidade no transporte público foi oferecida no primeiro turno das eleições, no dia 2, e também continua neste domingo (30). A medida será válida durante todo o dia e a concessionária do transporte coletivo urbano, a Viação Apucarana Ltda (VAL), será ressarcida pelo município.

Araucária

Com passe livre disponibilizado normalmente aos domingos, a cidade de Araucária também oferece ônibus de graça neste domingo (30). No entanto, a prefeitura informa que o benefício será estendido até mesmo aos usuários que não possuam o cartão de transporte da cidade, estendendo o benefício a toda a população. Além disso, as linhas urbanas e rurais seguirão a tabela de dias úteis, com reforço no número de veículos.

Toledo

A cidade de Toledo — que também figura entre as 20 maiores do estado — confirmou que terá ônibus de graça no segundo turno das eleições presidenciais. A decisão foi tomada na última sexta-feira (21) e confirmada pelo Decreto Nº 609/2022.

Cianorte

Na sexta-feira (28), Cianorte anunciou que também não iria cobrar a passagem de ônibus dos eleitores. Para tanto, o usuário do sistema público de transporte, que funcionará em horário especial, precisa apresentar o título de eleitor ou o e-título. A cidade terá ainda ônibus de transporte escolar reforçando a escala neste domingo (30) em algumas áreas do município.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]