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Plenário do Senado
Plenário do Senado| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Dos dez candidatos ao Senado pelo Paraná, metade registrou alguma receita para a propaganda eleitoral, permitida há quase uma semana. Até o final da tarde desta quarta-feira (24), apenas Alvaro Dias (PODE), Sergio Moro (União), Paulo Martins (PL), Aline Sleutjes (Pros) e Desiree Salgado (PDT) exibiam valores arrecadados, de acordo com o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além disso, do grupo de candidatos que deram a largada para a campanha eleitoral com algum dinheiro, apenas dois já receberam recursos do partido político, caso de Alvaro Dias e de Sergio Moro. Os demais contam até agora com doações de pessoas físicas. Há dinheiro de “vaquinha virtual” e até doações para a própria candidatura.

Outros cinco políticos não apresentam valores arrecadados até agora: Dr Saboia (PMN), Laerson Matias (Psol), Orlando Pessuti (MDB), Roberto França da Silva Junior (PCO) e Rosane Ferreira (PV).

O senador Alvaro Dias, candidato à reeleição pelo Podemos, é quem mais tem recursos para a campanha eleitoral, de acordo com as informações do TSE registradas até agora. Ele possui R$ 4.440.000,00 de receita. O principal financiador é o próprio partido político, responsável pelo repasse de R$ 4 milhões. Um único doador, contudo, também transferiu uma quantia relevante. O primeiro suplente de Alvaro Dias, o empresário Wilson de Matos Silva Filho, fez uma doação de R$ 440 mil.

O ex-juiz federal Sergio Moro, candidato ao Senado pelo União Brasil, possui um total de R$ 2.223.600,77 até agora. Todo o dinheiro vem do seu partido político. Já o deputado federal Paulo Martins, candidato ao Senado pelo PL, não registrou ajuda da legenda ainda. Por enquanto, ele conta com R$ 350 mil, obtidos através de duas grandes doações individuais. O empresário José Salim Mattar Junior, presidente da Localiza, de aluguel de veículos, doou R$ 250 mil. Outro empresário, Faissal Assad Raad, doou R$ 100 mil.

A deputada federal Aline Sleutjes, candidata ao Senado pelo Pros, tem uma receita até agora de mais de R$ 45 mil (R$ 46.103,13). Do total, R$ 11,6 mil correspondem a financiamento coletivo. Ela ainda recebeu contribuições de mais de 20 doadores individuais. A própria candidata também já fez uma doação de R$ 1,5 mil para sua campanha eleitoral. A professora universitária Desiree Salgado, candidata ao Senado pelo PDT, registrou uma receita superior a R$ 16 mil (R$ 16.143,00) na largada da campanha eleitoral. A maior parte do valor - R$ 9.143,00 - vem de financiamento coletivo.

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