• Carregando...
Convenção partidária do PT, em São Paulo, para oficializar chapa de Fernando Haddad ao governo do estado.
Convenção partidária do PT, em São Paulo, para oficializar chapa de Fernando Haddad ao governo do estado.| Foto: Reprodução Facebook

O PT de São Paulo confirmou, neste sábado (22), a candidatura do ex-ministro da Educação Fernando Haddad para o governo paulista. Em convenção realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo, o partido aprovou a candidatura do ex-governador Márcio França (PSB) ao Senado na chapa e homologou as candidaturas de deputados federais e estaduais.

O ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), vice na chapa presidencial do PT, participou do evento, já o candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva não compareceu por cumprir agenda em Pernambuco.

Esta é a quarta eleição da qual Haddad participa. Na primeira, em 2012, saiu vitorioso e se tornou prefeito de São Paulo. Na segunda, perdeu a reeleição para João Doria (PSDB). E na terceira, assumiu a cabeça de chapa da candidatura petista à presidência na metade da campanha eleitoral de 2018 e acabou perdendo para o então candidato do PSL, Jair Bolsonaro (atualmente no PL).

Foi no Ministério da Educação, entre 2005 e 2012, que Fernando Haddad passou a ser mais conhecido, ao promover programas como o ProUni, que concede bolsas de estudo em universidades privadas para estudantes de baixa renda. Contudo, a gestão do petista à frente da pasta também foi marcada por crises, como uma série de falhas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2009 e 2011.

Sem definição de vice

A vaga de vice na chapa de Haddad segue indefinida. Os nomes cotados são do ex-prefeito de Campinas Jonas Donizette (PSB) e o da ex-ministra Marina Silva (Rede). De acordo com informações da comentarista Ana Flor, do Portal G1, Marina Silva recusou o convite para a vaga, após reunião com Haddad nesta sexta-feira (22), mas deve continuar conversando com o candidato. A princípio, Marina pretende se candidatar a deputada federal.

A decisão final sobre o vice de Haddad precisa passar por acordos entre os partidos da coligação oficializada com PV e PCdoB, PSB, PSOL e Rede.


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]