• Carregando...
Debate para o governo do Rio Grande do Sul tem eleição presidencial em foco
Reprodução/TV Pampa| Foto:

A TV Pampa realizou na noite desta quinta-feira (20) o quarto debate do segundo turno para o governo do Rio Grande do Sul. O encontro entre o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) e o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL) foi marcado pela nacionalização dos discursos.

Leite sinalizou em diversos momentos do debate que Onyx está mais focado na corrida presidencial do que no Rio Grande do Sul e que divide o estado entre eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Já Onyx questionou o voto de Leite no segundo turno das eleições presidenciais – decisão não declarada pelo tucano – e reforçou seu papel durante a gestão de Bolsonaro na Presidência.

Os candidatos também responderam questionamentos sobre temas como privatização, Regime de Recuperação Fiscal e a pandemia da Covid-19. Veja a seguir como foi o confronto.

Privatizações

O tema foi o primeiro foco de discussão entre os dois candidatos. Onyx citou que o programa de privatizações feito por Leite foi "muito limitado" e que irá usar como exemplo projetos feitos pelo presidente Jair Bolsonaro.

Leite respondeu que nacionalmente as privatizações foram reconhecidas, como nas cessões à iniciativa privada do Parque do Caracol e do Salto do Yucumã. O tucano ainda questionou que Onyx deseja interromper a privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e "meter a mão no cofre do Banrisul".

Onyx, por sua vez, reafirmou que irá privatizar a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e questionou o ex-governador sobre um "cabide de empregos" dentro da instituição. Leite respondeu que o deputado federal é quem deve explicações à Justiça após ter assumido receber Caixa 2.

Regime de Recuperação Fiscal

O acordo de recuperação fiscal feito durante a gestão de Leite com o Governo Federal tem sido questionado por Onyx em diversos momentos da campanha. O tucano então questionou o adversário se em um eventual mandato ele irá romper o pagamento.

Onyx relutou em responder a pergunta e reafirmou que existe corrupção na EGR e que foi graças ao governo federal que Leite conseguiu pagar os servidores. O deputado federal ainda insinuou que o tucano irá votar em Lula, no segundo turno das eleições presidenciais.

Leite usou a réplica para reforçar que Onyx não respondeu a pergunta sobre o Regime de Recuperação Fiscal e que o adversário representa "um risco para o Estado, uma ameaça". O tucano ainda ressaltou que o deputado federal não se vacinou contra a Covid-19 e se recusou a cumprimentá-lo nos debates.

A tréplica de Onyx foi utilizada para criticar a dívida bilionária feita por Leite ao aceitar o acordo com o governo federal e que o tucano fracassou na tentativa de ser candidato à Presidência.

Leite retomou o Regime de Recuperação Fiscal em outro momento do debate e pediu novamente a Onyx que explique como ele irá tratar o assunto e qual será a postura do adversário sobre a privatização da Corsan.

O deputado federal rebateu dizendo que o Rio Grande do Sul "não é o parquinho do Dudu" e que o tucano deixou o mandato para tentar se presidente, além de ter pedido aposentadoria aos 37 anos.

Eleição presidencial

Onyx utilizou uma das perguntas para questionar qual será o voto de Leite no segundo turno das eleições presidenciais. O tucano novamente não declarou a escolha e disse que sua posição é pela defesa do Rio Grande do Sul e que o governador "não pode ser um capacho de qualquer outro político".

O deputado federal rebateu, afirmando que foi eleito sete vezes ao Congresso Nacional e que "nunca me pendurei em Jair Bolsonaro, ao contrário, eu fui coluna".

Pandemia da Covid-19

Outro questionamento feito por Onyx foi sobre a matriz tributária que permitiu aumento na cobrança do ICMS para a compra de vacinas contra a Covid-19. Leite respondeu reforçando que o deputado federal não se vacinou e disse que esse é um mal exemplo em meio a uma crise na vacinação infantil contra a poliomielite – até agora, o estado vacinou 73,5% das crianças, distante da meta de 95% de cobertura vacinal.

Onyx reforçou que auxiliou o governo federal na compra de 600 milhões de doses de vacinas e novamente colocou em dúvida a eficácia dos imunizantes aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ao afirmar que se aliou à "verdadeira ciência".

O tema foi trazido novamente ao debate por Onyx, quando ele disse que o tucano tentou fazer lockdown em Pelotas, com o uso da Brigada Militar.

Leite, por sua vez, afirmou que, enquanto Onyx divide o estado entre "bolsonaristas e lulistas", ele vê gaúchos. O deputado federal encerrou a fala ao ressaltar que o tucano fechou escolas durante a pandemia e que esse movimento causou "déficit na aprendizagem".

Considerações finais

Eduardo Leite

"Esse debate ofereceu as condições de vocês entenderam quem tem propostas, quem tem caminho, quem conhece o Estado, as nossas vocações econômicas. Como a gente pode fazer o turismo ser alavancado. As tantas obras nos hospitais. Na educação, o programa que garante que os alunos fiquem na escola, com bolsas pagas pelo governo estadual. Não está tudo perfeito, mas não está o horror que meu adversário tenta pintar. Eu espero que possam vir pospostas, se não é uma ameaça, é um risco. Estou aqui para que possamos ir para o futuro, e não retroceder ao passado".

Onyx Lorenzoni

"Que tal melhorar o ambiente de negócios do RS? Tornar a alíquota dos calçadistas em 3%, para que não saiam do Rio Grande do Sul. Que tal o bilhete único na Região Metropolitana para o transporte? Teve três anos para fazer e não fez. Vamos fazer o programa de irrigação por meio de canos com vazão de cem litros por segundo. O que é mais importante: o Banrisul como alavanca de investimentos. Fazer a educação integral, educação na primeira infância, que nunca fizeram nada. Vamos vender todos os imóveis do Estado, fazer o porto de Arroio do Sal e o aeroporto da Serra. Nós não temos projeto presidencial, é pelos nossos filhos".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]