O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Kassio Nunes Marques manteve a candidatura de Catarina Guerra (União Brasil) à prefeitura de Boa Vista (RR). A decisão liminar, emitida na quinta-feira (12), suspende medida do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) que tirou o partido do pleito após dois filiados da sigla terem sido registrados como candidatos ao Executivo municipal: Catarina e Antônio Carlos Nicoletti.
No despacho, o ministro aceitou pedido de liminar da defesa de Catarina Guerra e restabeleceu a campanha dela. Cabe recurso da decisão, que é válida até serem realizados novos julgamentos.
“Defiro a medida liminar inaudita altera parte para suspender os efeitos dos acórdãos proferidos pela Corte de origem, restabelecendo integralmente as respectivas decisões de primeiro grau, até o julgamento dos pertinentes recursos especiais”, escreveu Nunes Marques.
Com isso, a deputada estadual Catarina Guerra segue na disputa. A Gazeta do Povo entrou em contato com a assessoria de Nicoletti, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Entenda o caso
Dois candidatos do União Brasil disputavam a prefeitura de Boa Vista. Catarina Guerra e Nicoletti estavam em campanha pela sigla e pela coligação “Uma nova Boa Vista, boa para todos” até a decisão do TRE-RR e do TSE.
Nicoletti foi confirmado candidato à prefeitura em convenção municipal do União Brasil realizada de forma antecipada em 3 de agosto. Já a escolha de Catarina Guerra para a prefeitura foi uma determinação da executiva nacional do União Brasil. A decisão ocorreu em 6 de agosto - após a executiva municipal definir Nicoletti como candidato.
Em 1º de setembro, a candidatura de Catarina Guerra foi deferida. No entanto, Nicoletti entrou com recurso. No julgamento, o TRE-RR decidiu retirar o União Brasil da disputa para a prefeitura de Boa Vista. A candidata então entrou com pedido liminar no TSE, para se manter na disputa eleitoral.
Em decisão, Nunes Marques aceitou o pedido para que Catarina fosse candidata e manteve “a intervenção no órgão municipal do União Brasil em Boa Vista/RR e a decretação da nulidade da convenção partidária”.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Lula não passa presidência para Alckmin e ministros assumem tratativas no Congresso; assista ao Entrelinhas
São Paulo aprova isenção de IPVA para carros híbridos; elétricos ficam de fora
Deixe sua opinião