As eleições municipais de 2024 acontecem nos dias 6 (primeiro turno) e 27 de outubro (para municípios em que houver segundo turno). Na ordem de votação que vai aparecer na urna eletrônica, de acordo com a legislação eleitoral, primeiramente, o eleitor digita o voto para o vereador e, depois, para o de prefeito.
O número para vereador é composto de cinco dígitos. Os dois primeiros identificam o partido político. Os três dígitos seguintes correspondem ao candidato ao cargo. Após informar o número, é só apertar o botão "confirma".
Para o cargo de prefeito, são dois dígitos. Assim que o eleitor conferir a foto, o número, a sigla do partido e os nomes do candidato e vice, é só clicar no botão "confirma".
O segundo turno das eleições 2024, que está marcado para o dia 27 de outubro, acontecerá somente para o cargo de prefeito. Esta segunda etapa de votação apenas será realizada nas cidades com mais de 200 mil habitantes, no caso se o candidato mais votado no primeiro turno não tenha conseguido metade mais um dos votos válidos. Desse modo, o segundo turno será disputado pelos dois candidatos mais votados no dia 6 de outubro.
Treinar no simulador
No Portal do TSE está disponível o Simulador de Votação que permite os eleitores treinarem o passo a passo da ordem de votação que será feita na cabine, no dia do pleito. A página conta com candidatos e partidos fictícios para fins didáticos e de melhor aprendizado, informa o órgão.
STF e governistas intensificam ataques para desgastar Tarcísio como rival de Lula em 2026
Governo e estatais patrocinam evento que ataca agronegócio como “modelo da morte”
Pacote fiscal pífio leva Copom a adotar o torniquete monetário
Por que o grupo de advogados de esquerda Prerrogativas fez festa para adular Janja
Deixe sua opinião