Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Possível saída

Camilo Santana cogita deixar MEC para apoiar Elmano no Ceará

Camilo Santana, ministro da Educação.
Camilo Santana, ministro da Educação. (Foto: Luis Fortes/MEC)

Ouça este conteúdo

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que cogita deixar o cargo para se dedicar às eleições de 2026 no Ceará. A ideia de Camilo é entregar um balanço da gestão no ano de 2025 e, em seguida, pedir a exoneração. A decisão deve ser tomada até março.

Em conversa com jornalistas nesta segunda-feira (19), Santana disse que pretende voltar ao cargo de senador para se dedicar à reeleição de Elmano de Freitas (PT). "Poderei voltar para me dedicar, porque vocês sabem que o papel de ministro é no Brasil inteiro, muitas vezes fica ausente no nosso estado e eu vou me dedicar muito para que não haja retrocesso no Brasil e no Ceará", declarou.

VEJA TAMBÉM:

O próprio ministro, porém, é sondado como um possível candidato no estado, uma vez que a presença de Ciro Gomes (PSDB) na disputa pode acirrar o embate pelo Palácio da Abolição. Camilo, no entanto, reiterou que seu apoio é a Elmano: "Quero dizer claramente aqui que o meu candidato, que eu vou trabalhar, é Elmano de Freitas ser reeleito no estado do Ceará e o presidente Lula ser reeleito presidente desse país."

O Ceará foi alvo de uma rusga na direita depois que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) criticou as articulações em prol de uma aliança com Ciro Gomes. Após críticas dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Michelle se desculpou. O ex-ministro do governo Lula (PT) conversa com o deputado federal André Fernandes (PL-CE) para costurar o apoio.

Os ministros que pretendem concorrer a algum cargo público deverão deixar a Esplanada até o dia 4 de abril. Alguns, como o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, descartam uma candidatura, dizendo que pretendem ficar no governo Lula até o final.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.