
Ouça este conteúdo
A Quaest divulgou neste sábado (3), véspera do primeiro turno das eleições de 2026, uma pesquisa de intenções de voto para governador do Paraná.
O senador Sergio Moro (PL) lidera as intenções de voto para o primeiro turno, com 43%, contra 29% de Sandro Alex (PSD). O resultado considera os votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos.
Nas simulações de segundo turno, o senador fica à frente de Sandro Alex, por 42% a 37%, e de Requião Filho (PDT), por 49% a 34%.
Pesquisa para governador do Paraná em 2026
A pesquisa Quaest fez cenário espontâneo (quando os nomes não são apresentados) e dois cenários estimulados (quando são mostrados os nomes) de primeiro turno, um com e outro sem Adriano Funileiro (PCO), cuja chapa foi indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). Os resultados estimulados estão em votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos.
Em pesquisa espontânea, 40% não sabem em quem votar
- Sergio Moro (PL): 26%
- Sandro Alex (PSD): 16%
- Requião Filho (PDT): 13%
- Luiz França (Missão): 1%
- Tayná Miessa (UP): 1%
- Alexandre Salomão (Mobiliza): 0%
- Samuel de Mattos (PSTU): 0%
- Adriano Funileiro (PCO): 0%
- Outros: 2%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 1%
- Indecisos: 40%
Moro lidera cenário estimulado - Votos válidos
- Sergio Moro (PL): 43%
- Sandro Alex (PSD): 29%
- Requião Filho (PDT): 27%
- Luiz França (Missão): 1%
- Tayná Miessa (UP): 0%
- Alexandre Salomão (Mobiliza): 0%
- Samuel de Mattos (PSTU): 0%
- Adriano Funileiro (PCO): 0%
Segundo turno para governador do Paraná
A pesquisa Quaest simulou três cenários de segundo turno com votos válidos.
Sergio Moro x Sandro Alex
- Sergio Moro (PL): 42%
- Sandro Alex (PSD): 37%
- Indecisos: 10%
- Branco/nulo/não vai votar: 11%
Sergio Moro x Requião Filho
- Sergio Moro (PL): 49%
- Requião Filho (PDT): 34%
- ndecisos: 10%
- Branco/nulo/não vai votar: 7%
Sandro Alex x Requião Filho
- Sandro Alex (PSD): 44%
- Requião Filho (PDT): 32%
- ndecisos: 12%
- Branco/nulo/não vai votar: 12%
Metodologia: 2.004 entrevistados pela Quaest de 2 a 3 de outubro de 2026. A pesquisa foi contratada pela TV Paranaense. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Registro no TSE sob o nº PR-05119/2026.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas eleições de 2022, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.









