
Ouça este conteúdo
A Quaest divulgou nesta quinta-feira (24) uma pesquisa de intenções de voto para governador de Sergipe nas eleições de 2026. O instituto também ouviu os entrevistados sobre a disputa para o Senado no estado.
No cenário estimulado de primeiro turno, Fábio Cruz (PSD) aparece com 43% das intenções de voto, enquanto Valmir de Francisquinho (Republicanos) soma 34%. Ricardo Marques (PL) registra 5%.
Nos cenários de segundo turno, Fábio Cruz (PSD) aparece com 58% contra 21% de Ricardo Marques (PL). Na disputa com Valmir de Francisquinho (Republicanos), a diferença é menor: Fábio tem 48% contra 41% do concorrente.
Na disputa pelas duas vagas ao Senado, André Moura (União Brasil) aparece com 12% das intenções de voto, seguido por Delegado André David (Republicanos), com 11%, e Rogério Carvalho (PT) e Delegado Alessandro (MDB), com 10% cada. Considerando a margem de erro de 3 pontos porcentuais, os quatro estão tecnicamente empatados.
Pesquisa para governador de Sergipe em 2026
A pesquisa Quaest fez cenário espontâneo (quando os nomes não são apresentados) e um cenário estimulado (quando são mostrados os nomes).
Fábio lidera a disputa na pesquisa espontânea
- Fábio (PSD): 33%
- Valmir de Francisquinho (Republicanos): 24%
- Ricardo Marques (PL): 2%
- Dr. Helton (PSOL): 0%
- Emanuel Cacho (PSDB): 0%
- Taty Cristina de Jesus (DC): 0%
- Outros: 1%
- Branco/nulo/não vai votar: 4%
- Indecisos: 36%
Fábio mantém a liderança no cenário estimulado
- Fábio (PSD): 43%
- Valmir de Francisquinho (Republicanos): 34%
- Ricardo Marques (PL): 5%
- Dr. Helton (PSOL): 1%
- Taty Cristina de Jesus (Democracia Cristã): 0%
- Emanuel Cacho (PSD): 0%
- Branco/nulo/não vai votar: 8%
- Indecisos: 9%
Segundo turno para governador de Sergipe
A pesquisa Quaest simulou dois cenários de segundo turno, ambos com Fábio.
Fábio x Ricardo Marques
- Fábio (PSD): 58%
- Ricardo Marques (PL): 21%
- Em branco/nulo/nenhum: 14%
- Indecisos: 7%
Fábio x Valmir de Francisquinho
- Fábio (PSD): 48%
- Valmir de Francisquinho (Republicanos): 41%
- Em branco/nulo/nenhum: 7%
- Indecisos: 4%
Pesquisa para o Senado por Sergipe em 2026
Para o Senado, a Quaest fez um cenário espontâneo e um cenário estimulado, no qual o entrevistado indicou o primeiro e o segundo votos. O resultado abaixo é o consolidado dos dois votos e reduzido para 100%.
Maioria dos eleitores está indecisa na disputa pelo Senado no cenário espontâneo
- André Moura (União Brasil): 6%
- Rogério Carvalho (PT): 6%
- Delegado Alessandro (MDB): 5% )
- Delegado André David (Republicanos): 4%
- Eduardo Amorim (Republicanos): 3%
- Edvaldo Nogueira (PDT): 2%
- Rodrigo Valadares (PL): 2%
- Iran Barbosa (PSOL): 1%
- Coronel Rocha (PL): 1%
- Renatinha (DC): 0%
- Branco/nulo/não vai votar: 12%
- Indecisos: 58%
Quatro candidatos aparecem tecnicamente empatados no cenário estimulado
- André Moura (União Brasil): 12%
- Delegado André David (Republicanos): 11%
- Rogério Carvalho (PT): 10%
- Delegado Alessandro (MDB): 10%
- Eduardo Amorim (Republicanos): 8%
- Rodrigo Valadares (PL): 5%
- Edvaldo Nogueira (PDT): 5%
- Coronel Rocha (PL): 2%
- Iran Barbosa (PSOL): 1%
- Renatinha (DC): 1%
- Branco/nulo/não vai votar: 17%
- Indecisos: 18%
Metodologia: 804 entrevistados pela Quaest de 20 a 23 de setembro de 2026. A pesquisa foi contratada pela Rádio Televisão de Sergipe Ltda./TV Sergipe. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE sob o nº SE-09343/2026.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas eleições de 2022, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.









