
Ouça este conteúdo
A votação para o governo do Piauí foi decidida em primeiro turno, neste domingo (4), com a vitória de Rafael Fonteles (PT) nas eleições 2026.
Com 83,43% das seções eleitorais totalizadas, Fonteles recebeu 70,16% dos votos válidos, o equivalente a 1.180.667 votos, garantindo a reeleição. Joel Rodrigues (PP), o segundo candidato mais votado alcançou 474.596 votos.
PT governa o Piauí há duas décadas
Fonteles chegou ao primeiro turno após quatro anos à frente do governo estadual. Filiado ao PT desde os 16 anos, acompanhou a trajetória política do pai, o ex-deputado estadual e federal Nazareno Fonteles, um dos fundadores do partido no Piauí.
Em 2015, Fonteles foi escolhido pelo então governador Wellington Dias para comandar a Secretaria da Fazenda do estado. Na chapa de 2026, manteve o ex-secretário estadual da Educação Washington Bandeira (PT) como candidato a vice-governador.
A campanha de Fonteles teve como bases a aprovação da gestão estadual, o avanço de obras de infraestrutura e a aliança com o governo federal de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O PT mantém o comando do Piauí há duas décadas.
Desde a primeira vitória de Wellington Dias (PT), em 2002, o PT ocupa o centro da política estadual. A atual sequência começou com o retorno de Wellington Dias ao governo após a eleição de 2014. Ele exerceu o mandato entre 2015 e 2018 e iniciou um quarto mandato em 2019. Em março de 2022, deixou o cargo para disputar uma vaga no Senado Federal.
Regina Sousa (PT) assumiu o governo e se tornou a primeira mulher a comandar o estado. Ela concluiu o mandato sem disputar a reeleição. Em 2022, Rafael Fonteles venceu a eleição para governador no primeiro turno.
Candidatura de Fonteles foi articulada por Ciro Nogueira
Principal concorrente de Fonteles, Joel Rodrigues é ex-deputado estadual e ex-prefeito de Floriano (PI). A chapa de Joel Rodrigues foi formada com o ex-deputado estadual Jeová Alencar (União Brasil) como candidato a vice.
Rodrigues exerceu quatro mandatos como vereador e quatro como prefeito. Em 2022, disputou uma vaga no Senado e terminou em segundo lugar. Foi assessor parlamentar do senador Ciro Nogueira (PP), presidente nacional do Progressistas.
A candidatura teve a articulação de Nogueira e o apoio do prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil). A composição reuniu forças de centro e centro-direita no estado, o que proporcionou a Rodrigues o maior tempo no horário gratuito eleitoral entre os candidatos ao governo, com 4 minutos. Fonteles contou com 3 minutos e 47 segundos.





