
Ouça este conteúdo
A revelação de que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) relatou a diplomatas europeus a existência de uma suposta interferência dos Estados Unidos e da Rússia nas eleições brasileiras de 2026 colocou a atuação do órgão no centro do debate político e eleitoral do país.
Em uma disputa acirrada entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) pela Presidência, especialistas alertam que a escassez de detalhes técnicos e o viés político do episódio podem ser um indício de tentativa de contestar a legitimidade do resultado das urnas ou fundamentar ações judiciais contra candidaturas.
A existência dos relatos da Abin veio à tona originalmente em reportagem da agência de notícias Reuters, que revelou uma reunião realizada em Brasília, entre 9 e 11 de setembro de 2026, com representantes de órgãos de inteligência e regulação da França e da Alemanha.
Na ocasião, a Abin afirmou aos diplomatas que teria identificado movimentações de ingerência eleitoral vindas de Washington e de Moscou. A realização do encontro foi posteriormente confirmada pela Gazeta do Povo.
O que se sabe até o momento é que a Abin sustentou que a suposta interferência americana variaria desde a prática de "lawfare" até ações abertamente reconhecidas, enquanto registros de cibersegurança do governo indicam que o número de ataques cibernéticos e tentativas de phishing contra a Presidência da República quase dobrou em relação ao ano anterior.
Além disso, desdobramentos institucionais já estão em andamento: a Polícia Federal abriu inquérito, a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), para investigar o repasse de US$ 1 milhão de um fundo governamental norte-americano (Human Rights and Democracy Fund) para organizações que atuam no Brasil.
A apuração da PF tenta esclarecer a origem, o destino e a finalidade efetiva desses recursos, além de verificar se houve repasses para organizações ou grupos que tenham participado de ações contra instituições brasileiras.
A AGU solicitou a apuração imediata dos fatos diante da possibilidade de utilização de recursos públicos estrangeiros em atividades desenvolvidas em território brasileiro.
Mas o que não se sabe sobre o relatório da Abin expõe as fragilidades da acusação e alimenta a desconfiança de analistas.
“Não existe recibo de operações secretas”, destaca o cientista político Elton Gomes, doutor em Ciência Política e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Para Gomes, caso agências de inteligência tenham executado operações no Brasil, a própria natureza clandestina dessas atividades dificulta a apresentação de provas públicas imediatas.
O especialista ressalta que as informações divulgadas pela Reuters trazem poucos detalhes, sendo impossível concluir que EUA ou Rússia tenham condições de definir ou exercer influência determinante sobre o resultado das urnas brasileiras.
VEJA TAMBÉM:
Informações da Abin ampliam disputa sobre interferência estrangeira
A assimetria entre as denúncias e a falta de transparência sobre os fatos sustentam um alerta do analista internacional Cezar Roedel, doutor em Filosofia e mestre em Relações Internacionais. “A Abin teria apresentado elementos mais específicos sobre uma atuação americana, enquanto a referência à Rússia apareceu sem o mesmo grau de detalhamento. Isso exige transparência”, avalia Roedel.
Para Roedel, o ponto mais sensível do caso é o potencial uso político das informações compiladas pela Abin, uma agência subordinada diretamente ao Poder Executivo. Ele lembra que o presidente Lula tem associado publicamente a tese de interferência estrangeira ao grupo político de Flávio Bolsonaro e à sua proximidade com Donald Trump.
“Cabe perguntar que destino terão os elementos reunidos pela Abin e se eles poderão, mais adiante, aparecer em ações destinadas a questionar uma candidatura ou até o resultado eleitoral. Hoje não há elementos suficientes para afirmar que o governo esteja preparando esse caminho, mas a hipótese merece atenção e acompanhamento”, afirma Roedel.
O embate em torno das suspeitas reflete o alinhamento geopolítico oposto das duas principais forças da eleição de 2026. O candidato Flávio Bolsonaro (PL) possui forte inclinação ideológica em direção às democracias ocidentais, aproximando-se da ala conservadora dos Estados Unidos e do ecossistema político do presidente Donald Trump.
Por sua vez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresenta maior proximidade política com Moscou e Pequim e apoia esses países por meio dos BRICS (bloco diplomático formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Etiópia, Indonésia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos).
Apesar dessas inclinações, Elton Gomes pontua que o peso da diplomacia econômica brasileira atua como uma trava contra alinhamentos automáticos de qualquer um dos lados. O Brasil é uma potência média regional com dependência estrutural dupla: depende dos Estados Unidos como fornecedor de tecnologia e mercado para produtos de valor agregado, e depende da China e da Rússia para o escoamento de commodities e o suprimento de fertilizantes cruciais para o agronegócio.
“Quem tem uma diplomacia de comércio não pode se dar ao luxo de ter aliados eternos, aliados incondicionais e nem inimigos eternos, inimigos declarados”, pontua Gomes.
Segundo o professor da UFPI, seja sob um mandato de Lula ou de Flávio Bolsonaro, a tradição de pragmatismo comercial da política externa brasileira tende a prevalecer sobre as retóricas inflamadas de campanha.
PT leva ao STF tese de interferência dos EUA nas eleições
Paralelamente às discussões sobre o relatório da Abin, o Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu levar a tese da interferência para o campo jurídico. O partido acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) em uma petição sob relatoria do ministro Flávio Dino, pedindo que a Corte investigue formalmente a suposta ingerência dos EUA em todas as etapas das eleições de 2026.
A ação do PT busca criar um "escudo jurídico" para proibir que instituições financeiras e plataformas de internet cumpram no Brasil sanções estrangeiras - como a Lei Magnitsky norte-americana - ou ordens de remoção de conteúdo emitidas no exterior.
Especialistas em Direito Constitucional advertem, contudo, que decisões do STF possuem limites práticos perante a jurisdição internacional e que a medida expõe empresas a um conflito de normas, intensificando a incerteza jurídica e o clima de disputa institucional que cerca o processo eleitoral.





