Publicidade
"Maturidade política"

União Brasil decide ficar neutro na eleição presidencial

União Brasil decide ficar neutro na eleição presidencial
O presidente do União Brasil, Antonio Rueda, defendeu a escolha como um sinal de fortalecimento do partido. (Foto: Andressa Anholete/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

Em Convenção Nacional realizada na tarde desta terça-feira (4), o partido União Brasil decidiu que não apoiará nenhum candidato a presidente da República nas eleições de 2026. A legenda forma uma federação com o PP, que também anunciou neutralidade na disputa.

Com essa definição, a Federação União Progressista liberou os filiados para que possam declarar apoio, em seus respectivos estados, aos presidenciáveis que melhor se alinhem às articulações políticas locais e regionais.

Em nota oficial, o presidente do União Brasil, Antonio Rueda, defendeu a escolha como um sinal de fortalecimento do partido.

“Tenho consciência do peso político que a Federação União Progressista tem nacionalmente e que temos nomes extremamente preparados para todos os cargos. A posição que estamos adotando reflete a nossa maturidade política”, disse Rueda.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) chegou a convidar a senadora Tereza Cristina (PP-MS) para ocupar a vice em sua chapa, mas o PP vetou a articulação. Mais cedo, o Podemos e o Republicanos também confirmaram que permanecerão neutros na disputa pelo Planalto.

A decisão do Republicanos também impede que a ex-presidente da Caixa Daniella Marques (Republicanos) seja vice de Flávio. A equipe do senador afirmou que seu vice já foi definido e será anunciado nesta quarta (5).

Veja a íntegra da nota do União Brasil

“O União Brasil decidiu, em Convenção Nacional realizada na tarde desta terça-feira (4), adotar neutralidade na disputa eleitoral para Presidente da República nas eleições de 2026.

Sendo assim, a Federação União Progressista, da qual o União Brasil faz parte, libera seus candidatos e candidatas para apoiarem, em seus estados, os presidenciáveis que melhor se ajustem às articulações regionais e locais.

‘Tenho consciência do peso político que a Federação União Progressista tem nacionalmente e que temos nomes extremamente preparados para todos os cargos. A posição que estamos adotando reflete a nossa maturidade política.’

Antonio Rueda, presidente nacional do União Brasil”

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.