Senado
Plenário do Senado Federal.| Foto: Marcos Oliveira/Senado Federal do Brasil

O senador Carlos Portinho (PL-RJ), líder do governo nessa Casa Legislativa, quer realizar uma audiência pública para ouvir os institutos de pesquisas sobre os erros nos resultados do primeiro turno das eleições 2022 e sobre a metodologia utilizada por cada empresa.

“Precisamos realmente ouvir os institutos para preparar uma legislação com o mínimo de parâmetro”, disse Portinho à CNN Brasil. A avaliação é de que o resultado pode ser mais rápido do que no caso da CPI das Pesquisas.

Em paralelo, segue a coleta de assinaturas para a CPI. Mesmo com o número mínimo de apoios alcançado, será necessário que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), faça a leitura do requerimento no plenário e também aguardar que a fila de CPIs avance no Legislativo.

Atualmente, existem seis CPIs na fila para serem instaladas: desmatamento na Amazônia, ONGs que atuam na região Norte, obras inacabadas do Ministério da Educação (MEC) em gestões do PT, narcotráfico, crime organizado no Norte e Nordeste, e atuação de pastores dentro do MEC.