O deputado federal Kim Kataguiri, coordenador do MBL.
O deputado federal Kim Kataguiri, coordenador do MBL.| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O Movimento Brasil Livre (MBL) deve entrar no União Brasil, após o desembarque do Podemos. O coordenador do MBL, deputado Kim Kataguiri, já estava na legenda, pois era filiado ao DEM. O União Brasil nasceu da fusão entre PSL e DEM. A expectativa é que outros integrantes da cúpula do grupo se juntem ao deputado, como o vereador Rubinho Nunes (SP) e a ativista Adelaide Oliveira.

O MBL teria feito algumas exigências para entrar no União Brasil, como atuar em comissões importantes do Congresso e manter a independência em relação a apoio na eleição presidencial deste ano, informou a Coluna Estadão. A saída do MBL do Podemos ocorreu após o vazamento de áudios em que o deputado estadual Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, afirma que as ucranianas são "fáceis porque são pobres".

Depois do episódio, o deputado retirou sua pré-candidatura ao governo de São Paulo e saiu do partido. No entanto, o movimento ressaltou que seguirá apoiando a pré-candidatura do ex-juiz Sergio Moro (Podemos) ao Planalto.