Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
PSB isolado no estado

Beto Albuquerque anuncia saída da disputa pelo governo do Rio Grande do Sul

Beto Albuquerque anuncia saída da disputa pelo governo do Rio Grande do Sul
PSB cita que dificuldades de construção de alianças com o PT e PDT levaram Beto Albuquerque a decidir pela saída (Foto: Divulgação)

Ouça este conteúdo

O ex-deputado federal Beto Albuquerque (PSB) anunciou na tarde desta segunda-feira (1º) a desistência da disputa pelo governo do estado do Rio Grande do Sul. Após ver frustrada a tentativa de construção de aliança com o Partido dos Trabalhadores (PT) – que insistiu em lançar o deputado estadual Edegar Pretto como cabeça de chapa – e também com outras siglas, a pré-candidatura de Albuquerque estava isolada e com escassez de recursos.

“Lutei para ser candidato, desejei, mas não posso ser candidato sem que haja um mínimo de condições para disputar a eleição. Não basta ser candidato, é preciso ter chances, possibilidades reais de disputar de igual para igual com os demais pretendentes”, afirmou o ex-deputado federal em entrevista coletiva. Na ocasião, Albuquerque anunciou que não disputará mais cargos eletivos.

Em comunicado, o PSB informou que “dificuldades de construção de alianças com o PT e com o PDT levaram o pré-candidato Beto Albuquerque, em decisão estritamente pessoal, a declinar de sua pré-candidatura ao Governo do Estado”. Isolado, o partido ainda projeta candidatura própria na disputa pelo Palácio Piratini e, ainda nesta tarde, anunciou o ex-vice-governador Vicente Bogo como pré-candidato.

Na corrida pelo governo do Rio Grande do Sul, o PT formou aliança com PCdoB, PV, PSOL e Rede ao lançar Edegar Pretto. Dentre os outros postulantes ao cargo estão Onyx Lorenzoni (PL), que conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), e o ex-governador do estado Eduardo Leite (PSDB), que deixou o cargo para tentar concorrer à presidência da República, mas desistiu do plano e tentará um novo mandato no executivo estadual.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.