bolsonaro - pec dos benefícios
O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).| Foto: Isac Nóbrega/PR.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou nesta quarta-feira (3) sua participação na sabatina da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O encontro havia sido antecipado para 11 de agosto a pedido do mandatário. No mesmo dia, será realizado um ato pela democracia na Faculdade de Direito da USP. Bolsonaro tem criticado a elaboração de documentos pela democracia.

Além da carta da USP, a própria Fiesp está organizando o manifesto "Em Defesa da Democracia e da Justiça", que também será apresentado no evento do dia 11. "Eu não preciso falar se sou democrata ou não, olha as minhas ações. Essa carta, como esta, você não precisa assinar. É com gestos. Eu comprovo que sou democrata pelo o que eu fiz", disse Bolsonaro ao criticar a carta da Fiesp, em entrevista ao SBT News, nesta terça (2).

O chefe do Executivo também não vai mais a um jantar com empresários do grupo Esfera Brasil que também seria no dia próximo dia 11. A Fiesp confirmou o cancelamento, mas afirmou que Bolsonaro "deverá remarcar presença na entidade para o encontro com o empresariado da indústria", informou o jornal O Globo. A entidade realiza sabatinas com os presidenciáveis.

Simone Tebet (MDB), Luiz Felipe d'Avila (Novo) e Ciro Gomes (PDT) já participaram do encontro na Fiesp. No próximo dia 9, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ser ouvido pelos empresários.