Bolsonaro segura um exemplar da Constituição de 1988 durante a live semanal transmitida nesta quinta (11).
Bolsonaro segura um exemplar da Constituição de 1988 durante a live semanal transmitida nesta quinta (11).| Foto: Reprodução/YouTube.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira (11) que a carta da USP é um "pedaço de papel". Durante a live semanal, o mandatário segurou um exemplar da Constituição de 1988 e questionou: "Alguém discorda que essa daqui é a melhor carta à democracia? Alguém tem dúvida? Acha que outro pedaço de papel qualquer substitui isso daqui?".

Nesta manhã, foi realizada a leitura das cartas da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e da Universidade de São Paulo (USP) pela democracia na sede da Faculdade de Direito da USP. O chefe do Executivo também criticou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por ter assinado esses manifestos.

"Já que o símbolo máximo do PT assinou a carta juntamente com a sua jovem esposa, eu pergunto se o PT assinou a carta em 1988? O PT assinou a Constituição em 1988? E o pessoal faz uma onda agora sobre carta à democracia para tentar atingir a mim. Mas a bancada toda do PT não assinou essa carta à democracia em 1988 e agora quer assinar essa cartinha à democracia", disse Bolsonaro.

"Eu lembro da carta ao povo brasileiro de 2002, realmente foi uma carta à corrupção brasileira, foi o que o PT fez quando assumiu. Fazer cartinha para servir de passaporte para dizer que é bom moço não funciona, tem que dar exemplo aqui", afirmou o presidente ao se referir a carta publicada por Lula ao assumir seu primeiro mandato como presidente.