segundo turno
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições deste ano são usadas 577.125 urnas eletrônicas de seis modelos distintos.| Foto: LR Moreira/Secom/TSE

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira (17) que as urnas eletrônicas são ultrapassadas e antigas. As declarações foram feitas durante entrevista para a Rádio Tupi, do Rio de Janeiro. “O TSE está com urnas bastante ultrapassadas, antigas, geração do final dos anos 90. Então, é por aí é a nossa crítica. Qualquer crítica é bem-vinda. Eu sou criticado o tempo todo e não reclamo. Por que o TSE tem que agir de maneira diferente?”, afirmou o presidente, ao falar sobre o processo eleitoral.

Anteriormente, ao ser questionado se os equipamentos são confiáveis, o presidente disse que não existe sistema eletrônico perfeitamente blindado. "Olha, diz a Polícia Federal que as urnas são inauditáveis. Não existe sistema eletrônico que seja perfeitamente blindado. Se nunca teve, vai chegar a hora. O que a gente sempre busca é mais uma camada de transparência. É isso que nós lutamos no passado", afirmou Bolsonaro.

"E no momento, como as Forças Armadas foram convidadas a integrar uma comissão de transparência eleitoral, esse trabalho é feito pelas Forças Armadas. Eu não dou palpite. As Forças Armadas têm uma equipe enorme lá no comando de defesa cibernética, que trabalham nessa questão. E todos são unânimes em dizer que não existe sistema impenetrável, sistema inviolável. Até na Nasa a molecada entra”, declarou o presidente.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições deste ano são usadas 577.125 urnas eletrônicas de seis modelos distintos. No total, estão sendo utilizadas 224.999 urnas eletrônicas modelo 2020, 95.885 urnas do modelo 2015, 30.142 do modelo 2013 e outras 34.998 do modelo 2011. São usados ainda 117.817 equipamentos modelo 2010 ou um dos 73.284 equipamentos do modelo 2009.

De acordo com a Justiça Eleitoral, apesar de apresentarem algumas diferenças entre si, todas as versões da urna rodam com os mesmos programas, que foram integralmente desenvolvidos pela equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (STI/TSE) e passaram por aprimoramentos.