bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro (PL).| Foto: Alan Santos/PR.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou seus apoiadores a permanecerem nas seções eleitorais durante a apuração do segundo turno da eleição presidencial. O mandatário voltou a questionar o número de votos recebidos pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno, sem apresentar provas de supostas irregularidades.

"No próximo dia 30, de verde e amarelo, vamos votar. E, mais do que isso, vamos permanecer na região da seção eleitoral até a apuração do resultado. Tenho certeza que o resultado será aquele que todos nós esperamos, até porque o outro lado não consegue reunir ninguém", disse Bolsonaro ao cumprir agenda em Pelotas (RS). "Todos nós desconfiamos, como pode aquele cara [Lula] ter tantos votos se o povo não está ao lado mesmo?", completou.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), "a lei eleitoral proíbe, até o final do horário de votação, a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado com bandeiras, broches, dísticos e adesivos, de modo a caracterizar manifestação coletiva, com ou sem uso de veículos".

“Na data do pleito, eleitores podem manifestar, de forma individual e silenciosa, a preferência por determinada candidatura, legenda política, coligação ou federação. A expressão da escolha política pode ser feita por meio do uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos”, diz o site oficial da Corte.