Ministro Edson Fachin, presidente do TSE, comemorou os números e afirmou que a Justiça Eleitoral não medirá esforços para realizar eleições limpas, transparentes, com paz e segurança.
Ministro Edson Fachin, presidente do TSE, comemorou os números e afirmou que a Justiça Eleitoral não medirá esforços para realizar eleições limpas, transparentes, com paz e segurança.| Foto: Fellipe Sampaio/STF

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta quinta-feira (5) que entre janeiro e abril deste ano o país ganhou 2.042.817 novos eleitores entre 16 e 18 anos, um aumento de 47,2% em relação ao mesmo período em 2018 e de 57,4% em comparação aos quatro primeiros meses do ano em 2014. Houve também número recorde de atendimentos para regularização do título eleitoral.

Durante a abertura da sessão de hoje, o presidente do Tribunal, ministro Edson Fachin, comemorou o aumento de jovens eleitores. Segundo ele, as ações da Justiça Eleitoral realizadas durante a Semana do Jovem Eleitor, que aconteceu entre os dias 14 e 18 de março, se refletiram em números.

“Vimos, como há muito não se via, um país unido pelo bem e fortalecimento da democracia. Por isso, agradeço a cada um, influenciador ou não, famoso ou não, brasileiro ou não, jovem ou não, que criou conteúdos nas redes sociais para chamar a atenção de todos para a regularização do título. Houve também aqueles que foram além do virtual e disponibilizaram conhecimento, tempo, computadores e acesso à internet para viabilizar o atendimento remoto de tantos que precisam de ajuda”, disse Fachin. “A população respondeu ao chamado da Justiça Eleitoral, que não medirá esforços para realizar eleições limpas, transparentes, com paz e segurança.

Segundo o TSE, em março deste ano o Brasil contou com o ingresso de 522.471 mil novos eleitores. Em abril esse número foi de 991.415 mil jovens com o primeiro título, um aumento de 89,7% em comparação ao mês anterior.