preocupasse com a educação”. Em 2017, depois de 14 anos de governos do PT, 33% das crianças no 5º ano do ensino fundamental no país apresentavam níveis sofríveis de escrita e leitura.
Em comício, Lula disse que o Brasil “nunca teve governo que se preocupasse com a educação”. Em 2017, depois de 14 anos de governos do PT, 33% das crianças no 5º ano do ensino fundamental no país apresentavam níveis sofríveis de escrita e leitura.| Foto: Reprodução / YouTube

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quinta-feira (6) (veja abaixo), em comício em São Bernardo do Campo (SP), que o Brasil "nunca teve um governo que se preocupasse com a educação". O objetivo do petista, que foi presidente por oito anos e apoiou os mandatos da ex-presidente Dilma Rousseff, era contestar afirmação do presidente Jair Bolsonaro que associava o baixo índice de alfabetização no Nordeste aos votos dados a Lula.

Em 2017, após quase 14 anos de governos do PT, 33% das crianças no 5º ano do ensino fundamental no país apresentavam níveis sofríveis de escrita e leitura. Em 2018, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) apontou que o nível de aprendizado do ensino médio no Brasil, abaixo do desempenho internacional, estava estagnado há doze anos. Na edição de 2018 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o Pisa, que avaliou o conhecimento de alunos de 15 anos de 79 países e economias, o Brasil ficou entre as piores redes de ensino do mundo, com desempenho similar ao dos 12 anos anteriores: em 57° lugar em leitura, 66° em ciências e em 70° em matemática, com notas bem abaixo da média das nações participantes.