Lula Auxílio Brasil
Lula intensificou agendas no Nordeste, região que concentra 47% dos beneficiários do Auxílio Brasil| Foto: Sérgio Dutti/PSB

Com 133 deputados federais, a chapa de partidos encabeçada por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá o maior tempo destinado à propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Os dados das bancadas, que embasam essa divisão, foram divulgados nesta sexta-feira (12) pelo Tribunal Superior Eleitoral. Mas a porcentagem de horário que cabe a cada partido/chapa e o tempo que cada um terá ainda não foram divulgados pelo TSE.

A soma da bancada da Federação Brasil da Esperança, que reúne PT, PC do B, PV, Solidariedade, Federação PSOL/Rede, PSB, Agir e Avante, que constituem a chamada Coligação Brasil da Esperança, é maior do que a da chapa do presidente Jair Bolsonaro (PL), com 101 deputados, e de Simone Tebet (PMDB), com 88 deputados.

De acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997), 90% dos horários serão distribuídos proporcionalmente ao número de representantes na Câmara dos Deputados, considerado, no caso de coligação para as eleições majoritárias, o resultado da soma do número de representantes dos seis maiores partidos que a integrem. Os outros 10% serão distribuídos igualitariamente entre os partidos.