O ex-presidente Lula durante visita ao MST em Londrina (PR) neste sábado (19).
O ex-presidente Lula durante visita ao MST em Londrina (PR) neste sábado (19).| Foto: Ricardo Stuckert/PT.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou neste sábado (19) o Congresso Nacional em discurso aos membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Londrina (PR). O petista afirmou que a atual composição da Câmara dos Deputados e do Senado representa "talvez o pior Congresso que tivemos na história do Brasil". Lula visitou o assentamento do MST acompanhado de lideranças do PT e do ex-governador Roberto Requião, recém-filiado ao partido.

"Vamos ter que eleger muitos deputados e senadores que pensem como a gente. A gente não pode votar colocando raposa no nosso galinheiro, a desgraçada da raposa vai comer as galinhas, ela não vai deixar as galinhas livres, não vai", disse o ex-presidente. Segundo a organização, cerca de 5 mil pessoas participaram do evento com Lula. Durante o discurso, o ex-presidente pediu aos apoiadores votos para deputados e senadores que ajudem a viabilizar um eventual novo governo petista.

"Durante as eleições, eu vou pedir voto para deputado, vocês [apoiadores] tratem de lançar candidatos a deputado porque nós precisamos de pelo menos metade de deputados bons, porque se não a gente não consegue aprovar [projetos], a gente não consegue fazer as coisas'', disse. Lula também criticou a comissão criada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para discutir o semipresidencialismo.

"Ontem anunciaram uma comissão que vai criar o semipresidencialismo. Eles não conseguiram aprovar o parlamentarismo com dois plebiscitos que foram feitos neste país. Eles então vão tentar fazer uma mudança na Constituição para criar um semipresidencialismo, ou seja, vocês elegem um presidente, pensam que o presidente vai governar, mas quem vai governar é a Câmara através do presidente (da Câmara) e dos deputados, com orçamento para comprar votos de deputados", afirmou o petista.