eleições-urna
Eleições estão marcadas para 2 de outubro de 2022| Foto: Aniele Nascimento/Arquivo Gazeta do Povo

A pesquisa Exame/Ideia, divulgada nesta quinta-feira (24), mostrou a rejeição dos eleitores aos pré-candidatos à Presidência. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tinha o pior índice: 47%. Ele era seguido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que estava com 35%; João Doria (PSDB), com 18%; Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos), que marcaram 14%; e Eduardo Leite (PSDB), com 11%. A rejeição dos demais pré-candidatos estava abaixo de 10%. O deputado federal André Janones (Avante) tinha o menor índice (4%).

Para chegar a esse resultado, o instituto Ideia perguntou a 1.500 eleitores brasileiros em quem não votariam de jeito nenhum para presidente do Brasil. Os entrevistados puderam citar mais de um nome. Os níveis de rejeição de Doria, Ciro e Moro diminuíram em relação à pesquisa Exame/Ideia de fevereiro, que eram de 23%, 20% e 17%, respectivamente.

O instituto Ideia entrevistou, por telefone, 1.500 eleitores entre os dias 18 e 23 de março. O levantamento foi contratado pela revista Exame e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-04244/2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. Saiba aqui como foi o desempenho dos pré-candidatos a presidente na pesquisa Exame/Ideia de março.