Presidente do TSE Edson Fachin
Presidente do TSE, ministro Edson Fachin, fez apelo por respeito às eleições como “patrimônio democrático”.| Foto: Divulgação/STF

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin, fez um apelo às instituições brasileiras pela “defesa de paz e segurança nas eleições, e do respeito às eleições como condição de possibilidade do Estado democrático de Direito e de uma sociedade livre, justa e solidária”. A declaração ocorreu durante reunião da Comissão de Transparência Eleitoral (CTE) realizada nesta segunda-feira (25).

Em sua fala ao início da reunião, Fachin afirmou que a "democracia eleitoral é inegociável" e que "a Justiça Eleitoral é um patrimônio democrático imprescindível". O ministro ainda defendeu a segurança do sistema eleitoral brasileiro, ainda que suscetível a aprimoramentos. "É reconhecidamente seguro, transparente e auditável; e que são imprescindíveis paz e segurança nas eleições porquanto não há paz sem tolerância e sem respeito mútuo”, completou.

A fala ocorre um dia após mal estar causado após o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, rebater declarações do ministro Luís Roberto Barroso, ex-presidente do TSE, que disse que as Forças Armadas estariam sendo “orientadas para atacar o processo e tentar desacreditá-lo”.