Primeira reunião da coordenação geral da pré-campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Primeira reunião da coordenação geral da pré-campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).| Foto: Ricardo Stuckert.

A presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), cobrou nesta segunda-feira (23) "medidas firmes" das instituições no combate às fake news durante as eleições de outubro. "Espero que as instituições, principalmente o TSE [Tribunal Superior Eleitoral], tomem medidas firmes em relação a fake news e a propagação de fake news", disse a parlamentar. A declaração foi feita após a primeira reunião da coordenação geral da pré-campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Gleisi afirmou ainda que espera se reunir com representantes do TSE para discutir sobre o aplicativo de mensagens Telegram. "Vai ter um escritório aqui? Tem algum representante? Vai ter regras sobre isso? Ou vai ser terra de ninguém, vai poder falar o que quiser, do jeito que quiser e todo mundo vira vítima?", disse a deputada.

"Porque tem um momento em que nós somos as vítimas, mas depois as vítimas também passam a ser as instituições como está sendo o TSE e o Supremo Tribunal Federal. Eles têm responsabilidade em relação a isso para fazer com que esse processo eleitoral seja o mais limpo possível", completou.

A presidente do PT afirmou que a eleição será "disputada e dura". "Sabemos como eles jogam com as fake news, violência, tentativa de mudar de foco aquilo que é essencial, que é a vida do povo… é a democracia contra o autoritarismo”, ressaltou.

Entre os presentes na reunião desta tarde estavam o ex-governador e vice de Lula, Geraldo Alckmin (PSB), os presidentes do PSB, Solidariedade, PSOL, PCdoB, PV e Rede, os ex-governadores Márcio França (PSB) e Wellington Dias (PT), Guilherme Boulos (PSOL), entre outros.