eleitor
Corrida presidencial se desenha neste ano com uma polarização jamais vista em eleições anteriores.| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

Pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira (13) mostra que 74% dos eleitores entrevistados declararam voto em algum pré-candidato a presidente na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não lista os nomes dos concorrentes. Segundo o cientista político do instituto, Antonio Lavareda, esse dado é muito diferente do que se viu em maio de 2018, na última eleição presidencial, quando a soma das intenções de voto nos presidenciáveis somava apenas 38% na pesquisa espontânea.

"Este ano teremos a primeira eleição brasileira na qual um presidente em exercício enfrentará um ex-presidente nas urnas. O que é raríssimo em todo o mundo. Ambos com elevado grau de conhecimento e imagem consolidada. Daí a intensa polarização", explica.

Na pesquisa espontânea divulgada pelo Ipespe nesta sexta, Lula é a escolha de 39%; Bolsonaro, de 29%; Ciro, 3%; enquanto Doria, Janones e Tebet têm 1%. O levantamento Ipespe foi realizado por telefone entre os dias 10 e 11 de maio de 2022, a pedido da XP Investimentos. A amostragem é de mil eleitores brasileiros, com margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança é de 95,5%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-02603/2022. Confira o resultado completo neste link.