O candidato à Presidência pelo Avante, André Janones.
O candidato à Presidência pelo Avante, André Janones.| Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados.

O candidato à Presidência pelo Avante, André Janones, admitiu nesta sexta-feira (29) a possibilidade de retirar sua candidatura para apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já no primeiro turno das eleições. "Sim [estou disposto a retirar a candidatura para apoiar Lula]. Se não, eu não iria conversar. Tenho total consciência do meu tamanho do ponto de vista eleitoral, que é micro: um ou dois pontos [nas pesquisas]. Mas ao mesmo tempo tenho noção do simbolismo da minha candidatura nessa eleição”, disse Janones ao Estadão nesta tarde.

Mais cedo, o candidato do Avante já tinha aceitado conversar com Lula sobre um possível apoio ao petista no primeiro turno. "Bolsonaro me bloqueou, Ciro não aceitou encontrar comigo, Tebet ignorou por completo minha existência, enquanto aquele que lidera as pesquisas pediu publicamente pra conversar comigo. Humildade e democracia andam lado a lado. Convite aceito. Vamos conversar Lula", disse Janones no Twitter.

O ex-presidente respondeu: "Combinado. Política se faz com diálogo e juntando pessoas pelo bem comum. Vou te ligar". Nesta quinta (28), Lula comentou em uma postagem feita por Janones o convidando para conversar. No texto, o deputado defendeu um programa de transferência de renda permanente e a democracia e Lula comentou: "Fico feliz. Essa também é a causa que me motiva na política, estamos juntos nisso. Vamos conversar".

Janones disse ao Estadão que espera uma negociação dura. "Mas não sentido do toma lá, dá cá. Mas no sentido de o ex-presidente encampar as minhas propostas. Se eu tiver que abdicar da candidatura, vou exigir muito", disse. Ele ressaltou que não tem interesse em discutir cargos ou negociar um ministério.