O governador de São Paulo, João Doria (PSDB).
O ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB).| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) afirmou nesta terça-feira (4) que votará nulo no segundo turno das eleições presidenciais. A declaração foi feita em entrevista ao UOL News. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) estão no segundo turno na disputa pelo Planalto. "[Não vou] nem de Lula, nem de Bolsonaro", disse Doria. "O meu voto será o da neutralidade. Meu voto será nulo. Não faço ataques nem a um lado, nem ao outro”, ressaltou.

Doria tentou ser o candidato da terceira via à Presidência da República, mas abriu mão de sua candidatura, após enfrentar resistência no próprio partido. O PSDB, junto com MBD e Cidadania, apoiou a senadora Simone Tebet (MDB) na disputa, que ficou em terceiro lugar, com 4,16% dos votos. Em junho, o tucano voltou à inciativa privada e informou que não disputaria nenhum cargo eletivo.

Segundo Doria, o PSDB deve anunciar seu apoio para o segundo turno ainda nesta terça. "Tenho a impressão de que o partido vai liberar, nos seus estados, a decisão de cada filiado para que, localmente, possa-se instruir seu voto", disse.

"Reafirmo as críticas que fiz a Bolsonaro e as mantenho integralmente. Não mudei a minha posição em relação àquilo que de mal fez o governo Bolsonaro, e não foi apenas no tema da saúde, mas também no âmbito econômico e social", disse. "Mas mantenho também a visão crítica em relação aos governos passados, de Lula, em relação à falta de comportamento moral e de lisura no tratamento do dinheiro público. Por isso que a minha posição é de neutralidade neste momento", completou Doria.