Lula concede entrevista a jornalistas de sites independentes no Hotel Mercure, na zona sul de São Paulo.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).| Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a dizer nesta quinta-feira (24) que um eventual novo governo petista seria composto "com muita gente nova". O ex-presidente sinalizou que nomes históricos do partido não devem estar no primeiro escalão do governo, como a ex-presidente Dilma Rousseff, o ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, e o ex-presidente do PT, José Genoino.

"Não tem sentido uma ex-presidente da República trabalhar e auxiliar em um outro governo. Tenho profundo respeito pela Dilma, a Dilma tem uma competência técnica extraordinária", disse o petista à Rádio Super, de Belo Horizonte (MG). Durante a entrevista, Lula foi questionado se levaria a ex-presidente, Dirceu, Genoino e outros nomes de seus antigos mandatos para o governo novamente.

O ex-presidente reforçou que todas as pessoas que estiveram com ele no governo continuam "tendo muito valor", assim como seu "profundo respeito" e amizade, informou o Poder360. Lula afirmou ainda que nenhum deles aceitaria um eventual convite para voltar ao governo.

Além de falar sobre aliados de longa data, Lula minimizou as críticas a Geraldo Alckmin (PSB), ex-tucano que deve ser seu vice nas eleições deste ano. "Contraditório seria eu ter um vice do PT porque seria uma soma zero. Não acrescentaria nada", afirmou. O petista disse que uma chapa presidencial com Alckmin seria "muito forte".