O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou as tentativas do presidente Jair Bolsonaro (PL) de privatizar as estatais.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou as tentativas do presidente Jair Bolsonaro (PL) de privatizar as estatais.| Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou as tentativas do presidente Jair Bolsonaro (PL) de privatizar as estatais e garantiu que, se eleito, irá rever todos os processos, citando a Eletrobras e os Correios. O petista falou ainda sobre a Petrobras, afirmando que “quem se meter a comprar a Petrobras vai ter que conversar conosco depois da eleição”. O discurso foi feito na quarta-feira (11), durante evento realizado como militantes em Juiz de Fora (MG). Ontem o novo ministro de Minas e Energia afirmou que pedirá estudos para privatizar a Petrobras e a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA).

“Quero dizer ao governo brasileiro e dizer aos empresários: parem de tentar privatizar as nossas empresas públicas. Quem se meter a comprar a Petrobras vai ter que conversar conosco depois da eleição. Parem de tentar privatizar a Eletrobras, porque se não fosse a Eletrobras, não teria o programa Luz para Todos, que custou ao povo brasileiro 20 milhões de reais e só pode ser feito porque a empresa era pública. Para de privatizar os Correios, não tem que privatizar o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, o BNDES, o BNB e o Basa. Aprendam a trabalhar, aprendam a investir, aprendam a fazer política econômica ao invés de vender as coisas que já estão prontas”, afirmou Lula.

“Uma vez disseram para vocês: “nós vamos privatizar a BR, nós vamos vender para ter muitas empresas, aí vai ter muita competitividade, vai ter muita disputa, aí o preço vai baixar. E muitos de nós acreditamos. Venderam a BR. Sabe o que acontece hoje? Têm 392 empresas importando gasolinas dos EUA sem pagar imposto e nós estamos hoje com a gasolina mais cara do mundo, com o diesel mais caro do mundo e o presidente da República, ao invés de ter coragem e colocar a mão e resolver o problema, ele fica trocando de presidente da Petrobras e de ministro de Minas e Energia. Ele, na verdade, não sabe o que está fazendo nesse país”, criticou o petista que, mais cedo, afirmou que não manterá a regra que limita o aumento de despesas do governo. "Não vai ter teto de gastos no meu governo.