Manuela D’ávila desistiu de disputar uma vaga ao Senado nas eleições deste ano pelo Rio Grande do Sul, alegando ser vítima de violência política.
Manuela D’ávila desistiu de disputar uma vaga ao Senado nas eleições deste ano pelo Rio Grande do Sul, alegando ser vítima de violência política.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A ex-deputada federal pelo PCdoB, Manuela D'ávila, afirmou nesta terça-feira (11) que votará em Eduardo Leite (PSDB) para o governo do Rio Grande do Sul. Leite disputa o segundo turno no estado com o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL).

“No RS, fomos e seremos oposição ao Eduardo Leite. Mas anular o voto não constrói uma alternativa popular. Eu votarei em Leite porque sou antibolsonarista anti fascista. Não quero um bolsonarista negacionista governador de meu estado. Eu votarei Eduardo 45 e Lula 13”, publicou a ex-parlamentar em suas redes sociais. Recentemente Leite afirmou que se manterá neutro na disputa presidencial.

D'ávila desistiu de disputar uma vaga ao Senado nas eleições deste ano pelo Rio Grande do Sul, alegando ser vítima de violência política. Segundo a ex-parlamentar, ela e sua família tem sido alvo de ameaças e perseguição por parte de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em março, Manuela foi convidada a disputar as eleições pelo pré-candidato do PT ao governo do Rio Grande do Sul, Edegar Pretto. "Tenho muito orgulho em ter articulado a campanha de Manuela em 2020, como nossa candidata a prefeita de Porto Alegre, e também por tudo que ela representa na política", disse Pretto.

D'Ávila foi vice na chapa de Fernando Haddad (PT) à Presidência da República em 2018. Em 2020, ela disputou a prefeitura de Porto Alegre, mas foi derrotada por Sebastião Melo (MDB) no 2º turno da eleição.