mdb união brasil psdb federação
Os presidentes do MDB, Baleia Rossi, do União Brasil, Luciano Bivar, e do PSDB, Bruno Araújo: costura política avança| Foto: Divulgação

Dirigentes do MDB, União Brasil e PSDB se reuniram nesta terça-feira (15) para discutir uma federação partidária. Após a reunião, os presidentes do MDB, Baleia Rossi, do União Brasil, Luciano Bivar, e do PSDB, Bruno Araújo, consideram a possibilidade de desistir das pré-candidaturas na esfera nacional e estadual de seus partidos para viabilizar a federação até meados de março. A aliança visa apoiar um candidato à presidência da República competitivo e ter força no Congresso, informou o jornal O Globo.

Caso a federação seja fechada, os presidentes das siglas estimam que os três partidos teriam cerca de 140 deputados na Câmara a partir de 2023. "As candidaturas são legítimas, postas por cada um dos nossos partidos, mas a partir do momento que caminhamos pela convergência de uma candidatura única elas estão submetidas à autoridade de um consenso", disse Araújo.

O presidente do PSDB afirmou ainda que o pré-candidato tucano, João Doria, concordou com a eventual federação. O MDB lançou a pré-candidatura da senadora Simone Tebet ao Planalto. Já o União Brasil, formado da fusão entre o DEM e o PSL, não tem candidato próprio à presidência.

Para Bivar, o objetivo no primeiro momento será a construção da identidade do grupo, depois discutir os critérios para a escolha do candidato à presidência da República. Baleia Rossi afirmou que os partidos tem "muito mais convergências do que dificuldades" e estão unidos na "vontade de apresentar um projeto moderado, equilibrado, que vise uma recuperação do nosso país na sua economia".