49% dos eleitores brasileiros deixaram de falar sobre política, segundo Datafolha
Pesquisas mostram disputa acirrada por vaga no Senado em pelo menos cinco estados| Foto: TSE

Pesquisa do Datafolha apontou que 49% dos eleitores brasileiros têm deixado do conversar sobre política com medo de discussões às vésperas das eleições.

O percentual é maior entre eleitores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 54% de pessoas que têm diminuído as conversas sobre política. O número entre apoiadores do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro cai para 40%.

Outros 15% dos eleitores apontaram no levantamento que foram ameaçados verbalmente por causa das posições políticas, enquanto 7% disseram ter recebido intimidações físicas.

54% dos entrevistados afirmaram que nos últimos meses sofreram diretamente com ameaças físicas ou verbais por posições políticas. Dentro desse público, 58% são eleitores de Lula, 62% pessoas que reprovam o governo Bolsonaro, 60% são pretos ou pardos e 65% se denominam LGBTIs.

Metodologia da pesquisa Datafolha

O Datafolha entrevistou 2.556 eleitores entre os dias 27 e 28 de julho em 183 cidades. O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S. Paulo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-01192/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.