moro
O ex-juiz da Lava Jato e pré-candidato à Presidência da República Sergio Moro.| Foto: Lula Marques/Fotos Públicas

O ex-juiz e pré-candidato à Presidência da República, Sergio Moro (Podemos), afirmou nesta segunda-feira (14) que a aliança entre ele e o Movimento Brasil Livre (MBL) continua "firme e forte". No início deste mês, Moro repudiou os áudios vazados do deputado estadual Arthur do Val, representante do MBL, sobre refugiadas ucranianas.

Em viagem à Europa para acompanhar o conflito entre Rússia e Ucrânia, o parlamentar, também conhecido como "Mamãe Falei", disse que as ucranianas são "fáceis porque são pobres". O ex-ministro da Justiça rompeu com do Val e disse que jamais dividira seu palanque com "pessoas quem têm esse tipo de opinião e comportamento".

Apesar do fim da aliança entre ele e o deputado, o ex-juiz disse que a parceria com o grupo continua. "[A aliança com o MBL] continua firme e forte. Esses boatos sobre MBL não são verdadeiros", disse Moro durante um almoço promovido pelo Instituto de Formação de Líderes de São Paulo (IFL-SP) nesta segunda, informou o jornal O Globo. Arthur do Val era o pré-candidato do Podemos ao governo de São Paulo, mas depois do episódio ele retirou a candidatura e se desfiliou do partido.

Moro defende que a presidente da legenda, a deputada federal Renata Abreu, dispute o Palácio dos Bandeirantes. No entanto, o MBL quer o vereador Rubinho Nunes (Podemos) ou o deputado estadual Heni Ozi Cukier no lugar deixado por do Val.