O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), já conversou com o atual vice, Hamilton Mourão (Republicanos).
O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), já conversou com o atual vice, Hamilton Mourão (Republicanos).| Foto: Ricardo Stuckert/PT.

O atual vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (Republicanos), conversou nesta segunda-feira (31) com o vice eleito, Geraldo Alckmin (PSB), e ofereceu ajuda durante a transição de governo. Mourão foi eleito senador pelo Rio Grande do Sul.

O general se antecipou ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que segue em silêncio após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mourão mandou uma mensagem a Alckmin. Logo depois, o vice-presidente eleito ligou para o general. A conversa teria sido rápida e cordial, informou o Poder360.

Além da conversa entre os vices, o coordenador de Comunicação da campanha petista, Edinho Silva, conversou com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), para discutir a transição de governo. Edinho, que é prefeito de Araraquara, afirmou que a conversa por telefone foi "republicana e democrática".

"Mantive contato na tarde desta segunda-feira com o Ministro da Casa Civil Ciro Nogueira, a pedido do próprio, que de imediato se dispôs a conduzir o processo de transição representando o atual governo Bolsonaro", disse Edinho em nota.

Além disso, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PP-PR), também conversou com Nogueira. O ministro da Casa Civil afirmou que espera uma orientação de Bolsonaro para indicar a equipe de transição, informou a Folha de S. Paulo.

Mais cedo, Gleisi afirmou que a transição vai ocorrer independente de Bolsonaro. “Temos uma legislação que diz respeito à transição; temos instituições sólidas no país, e isso vai garantir que a gente faça a transição de governo independente do presidente Bolsonaro”, disse a presidente do PT.