“Resolveram fazer um escarcéu com um simples erro de preenchimento de um formulário”, afirmou Mourão.
“Resolveram fazer um escarcéu com um simples erro de preenchimento de um formulário”, afirmou Mourão.| Foto: Alan Santos/PR

O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) afirmou nesta quinta-feira (11) que sua mudança de raça no registro de candidatura na Justiça Eleitoral foi um erro de preenchimento e enfatizou ter orgulho de ser descendente de índios.

Mourão, que neste ano concorre ao Senado pelo Rio Grande do Sul, se declarou como “branco” em sua inscrição de candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2018, quando concorreu à vice-presidência, sua autodeclaração de raça foi anotada como “indígena”.

“Sou descendente de índios sim, e com muito orgulho. Está estampado no meu rosto e na minha pele, independentemente de qualquer formulário burocrático. Resolveram fazer um escarcéu com um simples erro de preenchimento de um formulário”, escreveu Mourão em seu perfil no Twitter.

Outra mudança no registro deste ano é que o vice-presidente deixou de utilizar o “General” antes do sobrenome “Mourão” para adotar apenas seu primeiro nome “Hamilton”.