Lula
Segurança de comício do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato ao Planalto, deve ser reforçada.| Foto: Ricardo Stuckert/PT.

A Polícia Federal identificou ameaças contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas últimas semanas e vai reforçar a segurança durante o primeiro comício da campanha que será realizado em Belo Horizonte (MG) nesta quinta-feira (18). O evento contará com um grupo de integrantes do Comando de Operações Táticas (COT), unidade de elite da PF que atua em situações de alto risco, snipers, agentes à paisana e monitoramento por drone, informou o jornal O Globo.

O esquema de segurança também deve ser reforçado por membros da Polícia Militar, da Guarda Municipal e do Departamento de Trânsito. No último dia 5, por exemplo, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo (SP), recebeu uma ligação anônima que falava sobre uma possível explosão enquanto Lula estivesse no local. Com isso, horas antes do ex-presidente chegar ao evento, a PF fez uma varredura em cada um dos pavimentos do prédio do evento e no perímetro próximo. Os objetos suspeitos foram descartados às pressas, entretanto, apesar de a situação ter sido controlada, a equipe ficou em alerta.

Os agentes da PF que realizam a segurança do petista investigam a identidade de cada suspeito presente nos atos, observam o comportamento do público e checam, inclusive, os funcionários que trabalham na montagem das estruturas de palco e na logística dos eventos. A equipe da PF classificou Lula com o nível mais alto de risco.