bolsonaro - aliados - tarcísio - marcos pontes
Bolsonaro com Marcos Pontes (PL), eleito para o Senado, e Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato ao governo de SP| Foto: Jair Bolsonaro/Redes Sociais

O ex-ministro Marcos Pontes (PL), senador eleito por São Paulo, afirmou que seria radical punir os institutos de pesquisa pelos erros nos resultados em relação aos levantamentos do primeiro turno das eleições 2022. Mas ele defendeu uma série de mudanças nas sondagens. Uma delas seria limitar o período em que as pesquisas podem ser divulgadas e sugeriu que fosse até uma semana antes de cada eleição.

Pontes também disse que existe a necessidade de padronização quanto à metodologia das pesquisas. Ele também ressaltou que os dados dos levantamentos - inclusive a metodologia - devem ser apresentados de forma mais transparente. As afirmações foram feitas em entrevista ao Uol.

Sobre a eventual tentativa de manipulação do eleitor, o senador eleito afirmou que é difícil saber se isso de fato ocorreu, mas defendeu que seja realizada uma auditoria. Além disso, também levantou a possibilidade de se fazer "uma pesquisa para entender as pesquisas".

Segundo ele, as sondagens precisam captar tendências e isso não ocorreu no primeiro turno com várias empresas e em diferentes cargos em disputa nessas eleições, inclusive no caso da sua vitória para o Senado.