Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Proposta de campanha

PT vai rever privatização da Eletrobras se voltar ao poder, diz Gleisi Hoffmann

A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann. (Foto: Reprodução/Facebook/Gleisi Hoffmann)

Ouça este conteúdo

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse nesta sexta-feira (11) que o processo de privatização da Eletrobras será revisto se partido voltar ao poder em 2023. "Pode ser que a gente não volte ao governo e eles concluam essa barbaridade, mas se voltarmos, temos obrigação com o país de rever um processo desse", disse Gleisi após debate com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre os preços dos combustíveis e da energia elétrica, realizado pela Fundação Perseu Abramo, braço acadêmico do PT.

A petista disse também não acreditar que a privatização da Eletrobras, que ela classifica como "crime de lesa-pátria", será concluída antes da posse do novo presidente, em 1º de janeiro de 2023, mesmo que o processo seja aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). "Está complexo. É um modelo muito ruim. Mas acho que seria prudente para quem está querendo comprar que esperasse". Segundo ela, a Eletrobras é uma empresa tão importante para o desenvolvimento do país como a Petrobras. "Não tem como fazer desenvolvimento no país se essas duas empresas não estiverem dentro de um projeto de Estado brasileiro".

Gleisi também voltou a criticar a "dolarização" do preço dos combustíveis no Brasil. "Temos que considerar o custo interno de produção (na definição dos preços). Por que temos que dolarizar? Dolariza a parte que é importada". Líderes petistas também consideram recomprar ativos da Petrobras que foram vendidos pelo governo nos últimos anos se voltarem ao poder em 2023.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.