lula-bolsonaro
Petista Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Jair Bolsonaro (PL)| Foto: Mohammed Badra/EFE; Alan Santos/PR

A pesquisa mais recente sobre a corrida presidencial no país, divulgada nesta quarta-feira (13) pelo instituto PoderData, mostra que a possível desistência de Moro da disputa elevou as intenções de voto do atual presidente Jair Bolsonaro, reduzindo a distância do chefe do Executivo para o ex-presidente Lula, que até então liderava com certa folga sondagens anteriores. Essa mesma tendência foi vista também em levantamento realizado pela Ipespe na última semana.

O último levantamento do PoderData, sem Sergio Moro, mostra uma redução da diferença entre Lula e Jair Bolsonaro. No primeiro turno Lula aparece com 40%, enquanto Bolsonaro vai a 35%. Ciro Gomes aparece com 5% e João Doria permanece com 3%. Na pesquisa anterior do mesmo PoderData publicada no dia 30 de março, com Moro na disputa, Lula seguia à frente com 41%, mas Bolsonaro aparecia nove pontos atrás, com 32%. Essa diferença agora caiu para apenas cinco pontos.

Metodologia

O levantamento do instituto PoderData, que contratou a própria pesquisa, ouviu 3 mil eleitores entre os dias 10 e 12 de abril de 2022. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00368/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.