corrupção na pandemia
O ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.| Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) indeferiu nesta quinta-feira (8) o registro de candidatura de Wilson Witzel (PMB) ao governador do estado. A decisão foi por unanimidade, com os votos dos sete desembargadores contra o registro. Witzel ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A candidatura de Helena Witzel (PMB), esposa do ex-governador, também foi indeferida pelo tribunal, informou o portal g1. Em 2021, Witzel perdeu o mandato de governador e se tornou inelegível por cinco anos. Em agosto deste ano, a Procuradoria Regional Eleitoral pediu a impugnação da candidatura do ex-governador, citando seu impeachment.

Para o relator do caso no TRE-RJ, o desembargador Afonso Henrique, a cassação de Witzel e a suspensão dos direitos políticos embasam a decisão de manter a inelegibilidade. O desembargador também determinou que o PMB devolva todos os recursos do Fundo Eleitoral e do fundo partidário já repassados a Witzel em cinco dias. Caso a legenda atrase a devolução, pagará multa diária equivalente a 10% do total a ser devolvido.