Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições

TRE terá que informar tempo de propaganda eleitoral de mulheres e pessoas negras

Os dados serão informados com base nos dados fornecidos por partidos políticos, federações e coligações. (Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE)

Ouça este conteúdo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na sessão de terça-feira (13) que os tribunais regionais eleitorais disponibilizem para consulta as informações do tempo de propaganda eleitoral gratuita das candidaturas de mulheres e pessoas negras com base nos dados fornecidos por partidos políticos, federações e coligações nos protocolos entregues para a Justiça Eleitoral.

A decisão aconteceu após o questionamento da deputada federal Celina Leão (PP) sobre o cumprimento do percentual de tempo de propaganda eleitoral relativo a candidaturas de mulheres e pessoas negras. A consulta, com cinco indagações acerca de parâmetros e medidas que efetivamente assegurem as candidaturas de mulheres e pessoas negras, assim como o devido espaço de tempo na propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, foi deferida por unanimidade pelo plenário, que acompanhou o voto do relator, ministro Benedito Gonçalves.

Para o ministro, o tempo de propaganda eleitoral gratuita para candidaturas de mulheres e pessoas negras deve observar não apenas o percentual global, mas também os percentuais individuais, assim considerados separadamente, em rádio e televisão, os blocos e as inserções. “O cálculo apenas global poderia representar, entre outras consequências, a redução da efetividade da ação afirmativa, haja vista brechas por meio das quais a propaganda dessas candidaturas poderia ser direcionada a plataformas de menor alcance”, explicou.

Segundo Gonçalves, a falta dessas informações inviabiliza quaisquer providências em caso de descumprimento dos percentuais, fazendo com que os interessados busquem, emissora por emissora, tais dados.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.